Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/08/2013
Segurança do Paciente e PCR no Qualifica Coren-RS em Venâncio Aires
Participantes destacaram a importância do evento

No turno da tarde a palestra sobre Segurança do Paciente foi ministrada pelo enfermeiro Rodrigo Madril Medeiros, da Unidade de Cardiologia Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia e a de Parada Cardio Respiratória (PCR) foi ministrada pelo enfermeiro Marcio Neres dos Santos, da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 
A enfermeira Ana Rita, participante do evento, destacou a importância da iniciativa de descentralização do Coren-RS, através do projeto Qualifica, visto que é grande a exigência feita aos profissionais no cotidiano e que a correria muita vezes não permite que os profissionais consigam participar de uma qualificação em Porto Alegre.
A enfermeira de Santa Cruz do Sul Talita Rocha de Moraes disse que acredita que exista a necessidade de se ter um protocolo, uma sistematização, que garanta a Segurança do Paciente. O enfermeiro Rodrigo Madril Medeiros lembrou em sua apresentação que existem protocolos para isto e que o Código de Ética e a Legislação de Enfermagem já cumpre este papel e que seu cumprimento na íntegra é o que garante a segurança do paciente e do profissional. Além disto destacou a importância de se seguir os dez passos para a Segurança do Paciente, elaborados pela Rede Brasileira de Segurança do Paciente (Rebraensp) com base em evidências científicas atualizadas: 1. Identificação do paciente; 2. Cuidado limpo e cuidado seguro – higienização das mãos; 3. Cateteres e sondas – conexões corretas; 4. Cirurgia segura; 5. Sangue e hemocomponentes – administração segura; 6. Paciente envolvido com sua própria segurança; 7. Comunicação efetiva; 8. Prevenção de queda; 9. Prevenção de úlcera por pressão e 10. Segurança na utilização de tecnologia.

Para saber mais: No dia 27 de setembro Porto Alegre receberá o 1º Seminário Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, cujas inscrições já estão abertas no site www.rebraensp.com.br. O Congresso é uma correalização entre Rebraensp e Coren-RS. A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos Estados e municípios no território nacional.

Texto: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS