Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/09/2013
Assembleia de Presidentes destaca união do Sistema para o fortalecimento da Enfermagem
Presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, também participa do evento em São Luiz-MA


Presidentes das 27 Regionais, incluindo o enfermeiro Ricardo Rivero, participam do encontro

      Presidentes dos 27 Conselhos Regionais, reunidos na cidade de São Luís- MA, debateram as principais demandas e prioridades para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, nesta quinta-feira (12). A situação do registro profissional após a extinção da carteira provisória, o sistema de votação realizado pela internet e os apontamentos sobre o PL 6126/2013, que altera a Lei 12.842/2013- conhecida como Ato Médico, foram tratados durante a Assembleia de Presidentes. O encontro foi presidido pelo presidente da autarquia, Osvaldo Albuquerque, e contou com a presença de representantes do Plenário do Cofen.
      “Queremos manter o nosso compromisso com todos os representantes dos 27 Conselhos Regionais, com a principal missão de atender às demandas prioritárias para a categoria”, disse o presidente do Cofen. Ele ainda lembrou que todo o trabalho desenvolvido pelo Cofen deve seguir o lema da atual gestão de “Consolidar as conquistas e avançar”.
      Entre balanço de ações e troca de experiências apresentadas pelos dirigentes, o encontro ampliou o compromisso na relação das parcerias, como reforçou a conselheira federal, Dorisdaia Carvalho de Humerez. “O propósito maior do Cofen é contribuir e trabalhar para tornar o Sistema Cofen/Conselhos Regionais mais atuante, propiciando um maior retorno às demandas dos profissionais.”. Dorisdaia também ressaltou que o principal ideal é “se esforçar para que a Enfermagem possa ocupar o lugar que ela realmente merece”, completa a conselheira.

Registro Profissional
      Um dos ganhos de se reunir todos os presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais está na possibilidade de conhecer as conquistas e problemáticas de cada Conselho. Sobre a situação dos registros profissionais, foi levada para a assembleia uma minuta de resolução sobre as disposições a respeito da concessão das carteiras profissionais. A ideia surgiu a partir do entendimento do Plenário do Cofen em não mais aceitar a carteira provisória.
      De caráter consultivo, a leitura se pautou nas discussões das propostas que serão levadas para apreciação do Plenário. Porém, de acordo com as necessidades apontadas por cada Regional, “atentaremos para soluções que atendam às demandas judiciais, aos anseios dos profissionais e dos Conselhos Regionais”, conforme destacou Albuquerque.
      O presidente do Cofen também mencionou que o Direito é uma ciência dinâmica e deve evoluir de acordo com os costumes da sociedade. Por isso, a proposta de ouvirmos a realidade de todos os 27 Conselhos Regionais e assim, construir uma solução que atenda a todos.
      Já o conselheiro Antonio Marcos Freire Gomes disse que o texto base para a resolução ainda será discutido pelo Plenário. “A ideia aqui é sabermos das demandas dos Conselhos Regionais. Queremos sair daqui com uma proposta que possa atender aos conselhos que precisam de uma regulamentação mais específica”, finaliza.

Atendimentos às prioridades do Sistema 
      Para o presidente do Conselho Regional do Mato Grosso, Eleonor Raimundo da Silva, a discussão de interesse dos regionais é de extrema relevância para todo o Sistema. “Vejo que o Cofen está dando os devidos encaminhamentos nas problemáticas que interferem na relação entre os Regionais e os profissionais de Enfermagem”, destaca.
      Ainda, de acordo com o presidente do Conselho Regional do Espírito Santo, Antonio José Coutinho de Jesus, as consultas feitas aos presidentes na Assembleia trazem benefícios para o avanço da Enfermagem de uma maneira geral. “Debatemos aqui os temas de maior relevância para a categoria. Os presidentes sugerem diversas questões que ajudam a sensibilizar o Plenário do Cofen sobre a realidade de cada Regional e, desse modo, melhorar o trabalho que é desenvolvido para todos os profissionais.”

Reconhecimento
      Na noite desta quinta-feira (12) também será realizado a segunda edição do prêmio concedido aos profissionais de Enfermagem que se destacaram no exercício da profissão no estado do Maranhão. Sobre o encontro dos presidentes, a presidente do Coren-MA, Célia Maria Santos Rezende, aponta que a visita aos Conselhos Regionais representa mais que uma simples formalidade. “Quando o Presidente do Cofen sai de Brasília e realiza uma visita aos Conselhos Regionais, recebemos não apenas uma apoio formal, mas um apoio emocional, que precisa sempre ser alimentado”, destaca.

Fonte de texto e foto: ASCOM/Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS