Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/09/2013
Mutirões de conciliação são a chance para inscritos quitarem seus débitos


A Justiça Federal está realizando mutirões de conciliação envolvendo ações de execução fiscal ajuizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo dar aos inscritos devedores de anuidades do Conselho, uma nova oportunidade de regularização dos débitos.
 
A vantagem da conciliação é que ela resolve tudo em um único ato, além de ser acessível aos inscritos, pois não é necessário gasto com documentações.  Igualmente, a iniciativa é eficaz porque as próprias partes chegam à solução dos seus conflitos, sem a imposição de um juiz.
 
Nos dias 1° e 2 de outubro, os inscritos de Santa Maria terão a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo na Justiça Federal de Santa Maria, Rua Alameda Montevideo, n° 244 e 313.
 
No dia 1° o encontro ocorre das 13h às 18h com agendamento de 57 processos. Já no dia 2, estão agendados atendimentos a 21 processos, das 10h às 12h.
 
 
Por que conciliar?
Todo cidadão pode procurar a Justiça para reivindicar seus direitos, caso se sinta lesado ou ameaçado. A cada dia, o Judiciário dispõe de acesso mais fácil para quem deseja ver sua reivindicação atendida com redução de tempo e custos.
A Conciliação é um deles, pois representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Por isso, a Conciliação está se consolidando como alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas.

Como funciona?
Por meio da Conciliação, as partes - pessoas que participam de um processo judicial, ora como autor (dando início ao processo), ora como a parte que se defende - comunicam ao tribunal onde o processo tramita - corre, segue etapa por etapa - a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma audiência e, no dia agendado, as próprias partes, perante o conciliador (que faz o papel de facilitador), acordam a solução mais justa para ambas.
Conforme estabelece a Resolução CNJ n. 125, a intenção de conciliar pode ser manifestada nos Núcleos de Conciliação existentes nos tribunais brasileiros ou nos setores indicados pelos tribunais. 
Outra opção é se inscrever nos mutirões de Conciliação, que são realizados constantemente pelos tribunais ou, ainda, durante a Semana Nacional da Conciliação, que é promovida anualmente pelo CNJ em parceria com os tribunais.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS