Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/09/2013
Seminário de Segurança do Paciente movimenta enfermagem gaúcha
Mais de 700 pessoas compareceram na primeira edição do evento

Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, foi realizado o I Seminário Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, uma correalização do Coren-RS com a Rebraensp, lotou o auditório da Assembléia Legislativa com mais de 700 participantes, de diversas localidades do Rio Grande do Sul. Foram debatidos temas relevantes para a segurança do paciente e do profissional de enfermagem, desde aspectos legislativos a cuidados como a higienização das mãos. Durante o evento foi lançado o livro: Estratégias para Segurança do Paciente,  Manual para Profissionais da Saúde, estudo organizado pela REBRAENSP, Pólo Rio Grande do Sul.

Compuseram a mesa oficial do Seminário o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, a Coordenadora do Núcleo Porto Alegre da Rebraensp, enfermeira Isônia Muller, a Coordenadora do Núcleo RS da Rebraensp, enfermeira Janete Urbaneto, a representante do Ministério da Saúde,Luciana Yumi Ue, a presidente da Aben/RS, enfermeira Terezinha Valduga, a presidente do SERGS, Claudia Santos, além de representantes da Assembléia Legislativa, da Comissão de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.As inscrições foram gratuitas.

A REBRAENSP - Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente foi criada através de uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, em maio de 2008 e é coordenada pela Prof Dra Silvia Cassiani da USP. A REBRAENSP tem como objetivo disseminar e sedimentar a segurança nas organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais com intuito de prevenção de danos e de fortalecimento das ações na assistência ao paciente. A Rede é constituída de membros de todo Brasil reunidos por meio de Pólos Regionais. O Pólo RS é coordenado pela Prof. Janete de Souza Urbanetto - PUCRS.

A segurança do paciente é uma das prioridades dos profissionais da enfermagem e deve ser sempre discutida. Para isso, a REBRAENSP - Núcleo Porto Alegre e o Coren-RS, realizarão(Pça. Mal. Deodoro, 101, Centro). Na ocasião, serão abordados temas como Segurança no Processo Medicamentoso, Identificação do Paciente, Higiene das Mãos e Prevenção de Quedas. Os palestrantes convidados, profissionais de enfermagem e farmácia,  participarão de conferências e mesas redondas sobre o tema central do encontro “Construindo a Cultura da Segurança no Cuidado ao Paciente”.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS