Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/09/2013
Definidas prioridades do Plano Municipal de Saúde para 2014/17 em Torres


Foi realizaado nesta quinta-feira, dia 26 de setembro um grande debate sobre a saúde no município de Torres para definirem as prioridades para o Plano Municipal de Saúde no próximo quadriênio. Entre as demandas apresentadas, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde elegeu como prioridade projetos de prevenção em geral, maior número de exames, a integração intersetorial, a informatização e a realização de concurso público como forma de evitar a rotatividade de profissionais. Ocorreram ainda muitas outras sugestões que assim como estas serão compiladas e avaliadas pelos organizadores do encontro que teve como tema “O que você quer para a saúde de Torres”.
A representante do Conselho Municipal de Saúde, Gerusa Cardoso, que milita há anos na luta por mais investimentos na saúde do município e por melhores condições de trabalho para os profissionais de enfermagem, destacou que o evento foi um sucesso pela grande mobilização que trouxe na cidade, lotando o auditório e mostrando que o tema é prioridade total para a população.

Para a prefeita Nílvia Pereira que participou da abertura da reunião, a iniciativa é de grande importância para a área porque desta maneira o município traça um plano de saúde focado no cidadão torrense e a partir de um processo de construção coletiva. A criação de um plano municipal dentro da nossa realidade foi destacada pela secretária municipal de saúde, Karla Mattos, dizendo ainda que estava feliz com a grande receptividade da população. Representando o legislativo, a vereadora professora Lú frisou que saúde é sempre um tema polêmico e que é salutar a atual gestão ter a coragem de colocar o assunto em debate. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Pereira, falou sobre a atuação da entidade junto a todos os serviços conveniados com o SUS. Salientou a importância de um trabalho isento como meio de contribuir para a boa prestação de serviço na área de saúde e convidou a comunidade a participar das reuniões da entidade.

Duas palestras constaram da programação com temas que colaboram para os grupos elegerem as sugestões ao plano municipal de saúde. A primeira foi com o responsável pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Luis Genaro Ladereche Figoli, que falou sobre a atuação do SUS e da importância do debate pois no local seria projetada a política pública futura do Sistema Único de Saúde. Em seguida ocorreu a palestra da especialista em saúde, Maristela Corrêa Rodrigues de Lima, também da 18ª Coordenadoria, que apresentou índices do município na área como subsídios para o debate. Salientou que os participantes deveriam eleger um plano que contemplasse os 36 mil habitantes de Torres, pois para os veranistas e turistas ocorrem políticas de emergência e urgência nos períodos de temporada.

Após as palestras, os participantes foram divididos em três grandes grupos que discutiram a saúde como um todo por quase uma hora. Na sequência, os relatores apresentaram as sugestões dos grupos. Não foi apontada nenhuma novidade, conforme comentaram os organizadores. Cinco sugestões constaram dos três grupos. Além delas, também mostraram-se com frequência nos grupos, demandas como: política pública para a drogadição, mais saneamento, maior organização de fluxo no atendimento, maior estrutura para a execução de projetos, mais especialistas em Torres e a criação de centro de referência para a criança, adolescente e idoso. Participaram dos grupos grande número de profissionais da saúde, com e sem vínculo à Prefeitura, entidades como a Ulbra, Apae, profissionais do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, entre estes, a diretora Irmã Teresa Giacomin, presidentes de associações de bairros e usuários em geral.

Texto: Fernanda Barth e Ascom da SMS de Torres

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS