Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/10/2013
Dia Internacional do Idoso é comemorado hoje


     O dia 1° de outubro é o dia em que se homenageia o idoso com uma data especial. O dia Internacional do idoso comemora o crescimento de uma população que tem aumentado muito nas últimas décadas. Além disso, a data tem o objetivo de valorizar e sensibilizar a população sobre as necessidades da terceira idade. Atualmente, o Brasil tem cerca de 23 milhões de pessoas acima de 65 anos, número que dobrou em relação às últimas duas décadas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é que a população idosa cresça cada vez mais e é por isso que os cuidados com essas pessoas precisam ser redobrados.
     Em janeiro de 1994 foi aprovada a Lei n° 8.842, que define a Política Nacional do Idoso, estabelecendo direitos sociais, garantindo autonomia, integração e participação efetiva na sociedade com direito à cidadania, à saúde e à assistência humanizada. Com base nesta Lei e nas demais diretrizes legais da Enfermagem, o Conselho gaúcho trabalha para fiscalizar as instituições de longa permanência de idosos. Conhecidas como ILPIs, são locais onde o idoso pode ter um tratamento diferenciado e cuidados durante todo o dia. 
     O Coren-RS tem como um de seus objetivos orientar e educar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, sobre a importância do cuidado humanizado e principalmente, sobre a necessidade de aplicação das orientações legais da profissão nos cuidados diários. Da mesma forma que busca garantir a segurança dos pacientes e o aprimoramento técnico dos profissionais que atendem o público idoso.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS