Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/10/2013
Delegação gaúcha celebra raízes e tradição na abertura do 16º CBCENF


Teve início com muita música e descontração a 16ª edição do CBCENF. A entrada das delegações dos 26 estados e do Distrito Federal, realizada na noite de ontem (2), não deixou ninguém sentado e mostrou o clima de alegria e confraternização que marca o maior evento de saúde da América Latina.

A delegação gaúcha entrou pilchada, de xiripá, faixa de cintura com as cores da bandeira gaúcha e alpargatas, ao som do Hino Riograndense. Com muita animação, foi saudada por mais de mil pessoas presentes. Um dos destaques do Coren-RS nesta edição será a participação na mesa redonda que tratará da Tragédia de Santa Maria e a apresentação de pôsteres de trabalhos científicos de Conselheiros. Para o presidente Ricardo Rivero a diferença entre este CBCENF e o do ano passado é que, passado um ano de muita mobilização e luta, a categoria está mais unida e um pouco mais consciente de quem realmente é e da força que tem. "Cada vez que participamos do Congresso, podemos ver que a troca de experiência e o contato com as delegações dos outros estados vai nos deixando mais preparados para os desafios que se apresentam no caminho", concluiu.

Após a entrada das delegações tiveram lugar os discursos feitos pela mesa oficial que compunha o evento. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, ressaltou em seu discurso o tamanho que a categoria tem no país: “Somos um gigante. Uma profissão de quase dois milhões de trabalhadores que, assim como as multidões que despertaram e foram às ruas, também está despertando para a luta em defesa de melhores condições de trabalho, salários dignos, jornada de trabalho adequada, valorização profissional e defesa do Sistema Único de Saúde”.

Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo, Antônio José Coutinho de Jesus, o secretário estadual de Saúde, José Tadeu Marino, e a vice-prefeita do município de Serra, Lourência Riani, além de outras personalidades políticas e representantes da categoria e da área da saúde, que reforçaram o pedido de mudanças nas leis trabalhistas.

Em 2013, o Congresso tem como tema central um assunto essencial para o exercício da profissão: “Compromisso com a Ética e Responsabilidade Social”, desdobrando-se nos eixos temáticos “Ética e legislação em Enfermagem”, “Cidadania, alienação e controle social” e “Acessibilidade e sustentabilidade no SUS”. Entre as diversas palestras e mesas-redondas oferecidas, destacam-se as que debatem o tráfico de crianças, a diversidade sexual e a reprodução humana.

A edição 2013 do CBCENF comemora também os 40 anos do Cofen e estima reunir, durante os quatro dias de evento, mais de 5 mil participantes entre estudantes e profissionais de Enfermagem.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS