Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/10/2013
Coren-RS participa da I Jornada de prevenção de quedas em pessoas idosas


Aconteceu hoje a tarde (08/10) em Canoas a I Jornada de prevenção de quedas em pessoas idosas. O evento, organizado por parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, enfermeiras Miria de Camargo, Rosane Bueno Siqueira e Rejane Silveira. Participaram da mesa oficial o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, a enfermeira Mirna Pedroso, da ULBRA, o Diretor da Vigilância Sanitária, Dr. Paulo Zubaram e a enfermeira Tatiana Bernardes, da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Canoas.
A enfermeira Tatiana Bernardes abriu a Jornada explicando que o perfil da população brasileira era jovem e agora está envelhecendo. "Hoje a população de idosos é cerca de 5%. A estimativa é que em poucos anos chegue as 16%", explicou Bernardes, destacando a importância do tema.
O presidente do Coren-RS falou sobre "Prevenção de quedas em pessoas idosas: o olhar do profissional para identificar e intervir nos fatores de risco", destacando a experiência pessoal que esta tendo pois sua própria mãe teve uma queda, com fraturas múltiplas e de fêmur e está há sete meses hospitalizada. Destacou que os idosos estão sendo incentivados a serem independentes mas que muitas vezes não há o cuidado com a prevenção necessária e os idosos podem estar sendo colocados em situações de risco.

Exemplos de risco
Rivero apresentou também exemplos de fatores que colocam os idosos em risco como pisos lisos, com tapetinhos, escadas, da necessidade de algum parente ter uma chave de reserva, de corrimão para se segurar no chuveiro e no banheiro. Salientou que temos que tomar cuidado com a mistura de medicamentos que muito idosos fazem, várias vezes sem o médico saber e que podem acarretar em alteração nos sentidos.

Mobilidade e acessibilidade
O representante do Coren-RS destacou que é preciso que todos os profissionais de saúde tenham um olhar clínico sobre a mobilidade, a acessibilidade e os fatores de risco físico. "Segundo dados que dispomos, a grande maioria dos idosos vão parar nas clínicas geriátricas depois de terem sofrido quedas porque os parentes não se sentem em condições de cuidar deles. Isto traz outros problemas como depressão, ansiedade, úlcera de pressão, sensação de abandono".

ILPIs
O enfermeiro Ricardo Rivero concluiu sua apresentação convidando todos para a importante reunião que vai acontecer amanhã a tarde (09/10), no Coren-RS, sobre as ILPIs, com a presença do Conselho Estadual do Idoso, do Comissão de Saúde, municipal e estadual, do Secretário dos Direitos Humanos e representantes do Ministério Público, da OAB, entre outros.

O evento continuou com a apresentação da professora da ULBRA e enfermeira Mirna Pedroso, que explanou sobre "As ações e desafios da atenção básica a saúde da pessoa idosa no nosso contexto" e com a fala do Dr. Paulo Zubaran sobre "Qualidade de vida e saúde nas ILPIs".

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS