Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/10/2013
Manutenção de liminar busca garantir presença de enfermeiro e RT em clínica
Irregularidades apontadas em clínica da capital não haviam sido corrigidas no âmbito administrativo

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), manteve na íntegra a liminar obtida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) junto à 6ª Vara Federal de Porto Alegre no mês de setembro, para garantir a presença de enfermeiro habilitado e registrado no Coren-RS, durante todo o período de funcionamento de empresa de endoscopia e cirurgia situada na capital. A liminar, que é uma decisão provisória, tem por objetivo assegurar os preceitos da Lei n.º 7.498/86, que regula o exercício da Enfermagem e determina a presença do profissional na supervisão presencial das atividades de técnicos e auxiliares de Enfermagem.

A ação judicial movida pelo Conselho é fruto do processo administrativo de fiscalização iniciado pelo Defisc (departamento de Fiscalização). Após visitas à instituição, foi constatado a ausência de enfermeiro durante o período integral de funcionamento, além da inexistência de anotação de Responsabilidade Técnica na empresa. A instituição apresentou um recurso ao TRF4 para derrubar a liminar, mas o mesmo não foi aceito e a primeira decisão foi mantida. Desta forma, continua determinada a contratação de profissional enfermeiro em até 30 dias e que sejam tomadas as devidas providências para a anotação de responsabilidade técnica junto ao Conselho. O não cumprimento da decisão acarretará pagamento de multa de R$ 500,00 por dia de atraso.

O direito da coletividade de acesso ao serviço de saúde de qualidade e segurança (direito à saúde e à vida) deve prevalecer sobre o interesse econômico da instituição de saúde, dado o seu status constitucional de garantia fundamental. O Coren-RS destaca o respeito que se deve aos prazos concedidos pelo Departamento de Fiscalização quanto às irregularidades pontuadas nos Processos Administrativos de Fiscalização, com o objetivo de se evitar demandas judiciais via Ação Civil Pública.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS