Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/10/2013
Nota de esclarecimento sobre número de profissionais de Enfermagem em hospitais da capital
Hospitais noticiados na mídia já receberam a fiscalização do Conselho e processos estão em andamento

Quanto às notícias veiculadas nos últimos dias sobre a falta de profissionais de Enfermagem nos hospitais Materno-Infantil Presidente Vargas e Pronto Socorro, identificadas pelo Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esclarece que as instituições já receberam visitas fiscalizatórias que comprovaram a escassez dos referidos profissionais, gerando abertura dos devidos processos administrativos previstos na legislação da Enfermagem.

No Hospital de Pronto Socorro, a primeira visita fiscalizatória aconteceu no dia 11 de setembro deste ano. As enfermeiras fiscais notificaram, ao chegar na instituição, a visível falta de profissionais no atendimento. O Conselho concedeu prazo de noventa dias, contados a partir desta visita, para adequação do número de pessoal na área de Enfermagem, conforme previsto na Resolução Cofen nº 293/2004

No caso do Hospital Presidente Vargas, o processo administrativo encontra-se nas últimas etapas antes da entrada na esfera jurídica. Após a primeira visita, realizada em março deste ano, todos os prazos previstos foram aplicados sem solução para a falta de cálculo de profissionais e correto dimensionamento previsto na legislação. Assim, a instituição foi convocada a comparecer neste Conselho, no próximo dia 15, para apresentar seus projetos de cálculo de pessoal e devida implementação. Caso não haja apresentação de aplicação, o processo entrará na fase judicial.

O Coren-RS ressalta que os processos estão em conformidade com as respectivas leis que regem a atividade de Enfermagem, determinando prazos e trabalhando para orientar suas devidas aplicações, considerando a segurança dos pacientes durante os atendimentos. Salienta-se ainda que a fiscalização do exercício profissional de Enfermagem no Estado do Rio Grande do Sul é atribuição exclusiva deste Conselho, que trabalha para garantir a aplicação integral das leis que regem a atividade. 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS