Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/10/2013
Coren-RS participa de plenária sobre jornada de trabalho em Sapucaia


O município de Sapucaia do Sul, na região metropolitana, sediou na tarde desta quinta-feira (24) a Plenária Pùblica sobre jornada de trabalho de saúde. O encontro foi realizado no Sete de Setembro Campestre Clube e reuniu trabalhadores da Enfermagem de diversas regiões do Estado.

O Coren-RS foi representado pela enfermeira Tatiane Bernardes, que compôs a mesa junto ao secretário geral da Feessers, Emerson Pacheco; presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex; representante do Ministério do Trabalho, Valdirlei Castagna; presidente do Conselho de Saúde de São Leopoldo, Luis Fernando de Oliveira; a procuradora Patrícia Rodrigues, além da representante da Fundação Getúlio Vargas, Vanessa Pires.

O encontro teve início com a convocação de apoio feita pelo presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex. Ele destacou a necessidade de engajamento de toda a categoria na luta pelas trinta horas e pelos demais direitos, como piso salarial, além de ter informado os presentes sobre projetos que já tramitam para aplicação integral da jornada. Emerson Pacheco citou que o comprometimento de entidades como a Feessers, Sindisaúde, Conselho e demais instituições já trouxe melhorias, mas que ainda há muito para se conquistar. E a conquista passa pela união da categoria e pela pressão popular da maior força de trabalho da saúde. A necessidade de união também permeou a fala de Valdirlei Castagna, que relatou dificuldades enfrentadas ao longo das lutas pela jornada de 30h, assim como a realização de diversas audiências públicas pelo estado. Segundo ele, sem união real da categoria, as conquistas serão sempre muito difíceis.

A enfermeira Tatiane Bernardes debateu diretamente a situação de municípios da região metropolitana, em especial São Leopoldo e Canoas. Ela citou a conquista das 30h pelos enfermeiros leopoldenses, mas a mesma carga horária não é compartilhada com técnicos e auxiliares, que trabalham em muitos momentos sem a presença do enfermeiro. O Conselho, ciente da situação, atua junto ao Ministério Público para sanar o mais rápido possível o problema, na busca por garantir a segurança dos pacientes e um dimensionamento adequado, conforme previsto na legislação. Questões salariais de outros municípios também foram trazidas para debate e serão acompanhadas pelas instituições presentes. A enfermeira solicitou ainda uma nova plenária pública na região, sugerindo o município de São Leopoldo para sediar o encontro. A proposta foi aceita e será planejada pelo Sindisaúde Vale do Sinos e Feessers.

A edição de Sapucaia do Sul recebeu representantes dos municípios de Caxias do Sul, Ijui, Lajeado, Pelotas, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, Vale do Sinos, Alegrete e Bagé.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/06/2022
Técnico de Enfermagem William Duarte de Medeiros é o indicado do Coren-RS ao Prêmio Anna Nery


23/06/2022
Coren-RS apoia resolução do CES/RS que repudia retrocessos na política de assistência a gestantes


22/06/2022
Cofen abre consulta pública sobre procedimento de sutura


22/06/2022
Cofen firma acordo de cooperação técnica com a Alemanha


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS