Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/10/2013
Coren-RS participa de plenária sobre jornada de trabalho em Sapucaia


O município de Sapucaia do Sul, na região metropolitana, sediou na tarde desta quinta-feira (24) a Plenária Pùblica sobre jornada de trabalho de saúde. O encontro foi realizado no Sete de Setembro Campestre Clube e reuniu trabalhadores da Enfermagem de diversas regiões do Estado.

O Coren-RS foi representado pela enfermeira Tatiane Bernardes, que compôs a mesa junto ao secretário geral da Feessers, Emerson Pacheco; presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex; representante do Ministério do Trabalho, Valdirlei Castagna; presidente do Conselho de Saúde de São Leopoldo, Luis Fernando de Oliveira; a procuradora Patrícia Rodrigues, além da representante da Fundação Getúlio Vargas, Vanessa Pires.

O encontro teve início com a convocação de apoio feita pelo presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex. Ele destacou a necessidade de engajamento de toda a categoria na luta pelas trinta horas e pelos demais direitos, como piso salarial, além de ter informado os presentes sobre projetos que já tramitam para aplicação integral da jornada. Emerson Pacheco citou que o comprometimento de entidades como a Feessers, Sindisaúde, Conselho e demais instituições já trouxe melhorias, mas que ainda há muito para se conquistar. E a conquista passa pela união da categoria e pela pressão popular da maior força de trabalho da saúde. A necessidade de união também permeou a fala de Valdirlei Castagna, que relatou dificuldades enfrentadas ao longo das lutas pela jornada de 30h, assim como a realização de diversas audiências públicas pelo estado. Segundo ele, sem união real da categoria, as conquistas serão sempre muito difíceis.

A enfermeira Tatiane Bernardes debateu diretamente a situação de municípios da região metropolitana, em especial São Leopoldo e Canoas. Ela citou a conquista das 30h pelos enfermeiros leopoldenses, mas a mesma carga horária não é compartilhada com técnicos e auxiliares, que trabalham em muitos momentos sem a presença do enfermeiro. O Conselho, ciente da situação, atua junto ao Ministério Público para sanar o mais rápido possível o problema, na busca por garantir a segurança dos pacientes e um dimensionamento adequado, conforme previsto na legislação. Questões salariais de outros municípios também foram trazidas para debate e serão acompanhadas pelas instituições presentes. A enfermeira solicitou ainda uma nova plenária pública na região, sugerindo o município de São Leopoldo para sediar o encontro. A proposta foi aceita e será planejada pelo Sindisaúde Vale do Sinos e Feessers.

A edição de Sapucaia do Sul recebeu representantes dos municípios de Caxias do Sul, Ijui, Lajeado, Pelotas, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, Vale do Sinos, Alegrete e Bagé.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS