Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/01/2014
Profissionais de Camaquã recebem qualificação gratuita com o Multiplica Coren
Evento foi realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro

O projeto Multiplica Coren chegou, nos dias 24 e 25 de janeiro, ao município de Camaquã. As palestras foram especialmente dirigidas a uma turma de enfermeiros e outra de técnicos e auxiliares, reunido cinquenta profissionais da região. Além disso, os inscritos tiveram acesso a serviços como inscrições, emissões de certidões e segundas vias, transferências, reinscrições, cancelamentos, suspensões e negociações de débitos.

Na sexta-feira, o presidente do Conselho, enfermeiro Ricardo Rivero, fez a abertura do evento no auditório do Hospital Nossa Senhora Aparecida, onde foi realizada a capacitação para os enfermeiros. Logo após, o enfermeiro Marcio Neres palestrou sobre o acolhimento com classificação de risco nos serviços de saúde, com apoio do enfermeiro Rodrigo Madril Medeiros, abordando ainda a humanização em saúde. Na mesma noite, técnicos e auxiliares assistiram à capacitação em avaliação de feridas e técnicas de curativos, realizada pelo enfermeiro Edimar Barbosa, especialista em Terapia Intensiva e mestrando da Universidade Tecnológica de Buenos Aires. Entre os tópicos abordados, estavam estruturas importantes no manejo de feridas, características de tecidos viáveis e inviáveis, grupos de pele e fatores que interferem no processo de cicatrização. 

Já no sábado, Barbosa ministrou a palestra sobre implementação do serviço de cicatrização de pele, dirigida à turma de enfermeiros. Na ocasião, ele apresentou as novas tecnologias adotadas na área, seus recursos e as novas pesquisas em pele, além da atualização sobre tipos de coberturas e outras técnicas de curativos. Na sequência, a enfermeira Emi Sakamodo Suda apresentou a capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem, englobando o processo de Enfermagem e diagnósticos, assim como o exemplo de implantação da SAE no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. A turma de enfermeiros assistiu, no período da tarde, à qualificação intensiva em Dimensionamento, ministrada pela enfermeira mestre em Organizações de Saúde, Jane Biehl. Entre os tópicos abordados, estava o cálculo de dimensionamento estabelecido pela Resolução Cofen n°293/2004, com aplicação de exercícios e elucidação das principais dúvidas dos profissionais.

Os técnicos e auxiliares de Enfermagem também continuaram a capacitação no sábado, dia 25. A primeira palestra do dia foi ministrada pelo enfermeiro Marco Rogério da Silva, que abordou os principais erros de medicação e as melhores práticas para evitá-los. Na sequência, o enfermeiro Marcio Neres falou sobre acolhimento e as classificações de risco. A capacitação foi encerrada pela palestra da enfermeira Adriana Roloff, que abordou o suporte básico de vida e suas particularidades, com a participação nas oficinas com os enfermeiros Adriano Saraiva e Gislaine Iribarrem.

O evento contou ainda com a presença dos conselheiros Claudir Lopes e Fabrício Santos. A próxima edição do Multiplica Coren será realizada nos dias 31 e 1° de fevereiro, no município de São Borja, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no Portal de Eventos.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS