Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/02/2014
Esteio recebe enfermeiros da região metropolitana em capacitação do Conselho
O Multiplica Coren foi realizado no auditório do Hospital São Camilo nesta terça-feira

A sexta edição do Multiplica Coren reuniu, nesta terça-feira (18), enfermeiros de toda a região Metropolitana de Porto Alegre. Trinta profissionais foram capacitados no auditório do Hospital São Camilo, em Esteio. 
Os participantes foram recebidos pelos conselheiros Fabrício dos Santos e Abelardo Gomes, que abriram o evento apresentando a programação do dia de capacitações. Ao mesmo tempo, lembraram da importância de união da categoria e da qualificação constante para aprimoramento do atendimento e da gestão de Enfermagem. 

O primeiro tema debatido foi a Sistematização em Assistência de Enfermagem, na palestra das enfermeiras Fernanda Reck e Emi Sakamodo Suda. Elas trouxeram aos participantes a experiência do Hospital Banco de Olhos, de Porto Alegre, na implantação da sistematização. Logo após, o enfermeiro Márcio Neres palestrou sobre o acolhimento com classificação de riscos nos serviços de saúde, abordando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), os distúrbios de acesso, conceitos teóricos de acolhimento e onde ele ocorre, além dos processos e sistemas de classificação de risco.

À tarde, os enfermeiros assistiram ao curso sobre Dimensionamento, tema muito pouco explorado nas instituições de ensino e um dos mais abordados nas capacitações do Conselho. A palestra foi ministrada pela enfermeira Maristela Silva e pelo conselheiro do Coren-RS, Claudir Lopes, que trouxeram o detalhamento da Resolução 293/2004 e as minúcias do cálculo de dimensionamento de pessoal. Ao final do encontro, os participantes receberam exercícios sobre o tema e também debateram as principais dúvidas sobre o tema com os instrutores.

Além de participar das capacitações, os conselheiros também realizaram visita à unidade do SAMU, localizada atrás do Hospital São Camilo. Na ocasião, foram recebidos pelo enfermeiro RT Laércio Kerber e sua equipe, formada pela técnica em Enfermagem e pelo condutor, respectivamente Miriam Santos e Rafael Luiz Lima. Durante a conversa, foram debatidas a lei de estágios, as estatísticas de atendimento da unidade e suas estruturas física e de pessoal.

Durante todo o dia de qualificação, os profissionais tiveram a oportunidade de utilizar os serviços do Coren Móvel, que esteve disponível no estacionamento do Hospital. Foram realizados vinte atendimentos, descentralizando o atendimento e agilizando processos, além de apresentar o projeto do Relógio do Corpo Humano.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS