Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/02/2014
Coren-RS participa de vistoria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Os treze andares do Hospital foram percorridos

Hoje pela manhã (18/02) o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero foi com sua equipe ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas para proceder em vistoria conjunta com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. 
Segundo o representante do Conselho a questão principal é dar o respaldo para os profissionais de enfermagem junto à gestão municipal e à instituição. "Estamos atentos. Aqui os processos de fiscalização do Conselho estão todos expirando os prazos sem que nenhuma das nossas determinações tenham sido cumpridas", colocou Rivero antes do início da visita.
As nove da manhã aconteceu uma grande reunião entre os profissionais da saúde, funcionários do HMIPV, direção da instituição, representantes do Simpa , Simers, Soergs, Sergs, Comissão de Saúde da CV, Comissão de Segurança no Trabalho e Coren-RS para ouvir os relatos dos trabalhadores da saúde do Hospital.
O presidente do Conselho fez uso da palavra e explicou aos profissionais em que fase estava o processo fiscalizatório do HPV, cujo prazo esta findando. Reiterou que o Coren tomará todas as medidas cabíveis para que os apontamentos do Conselho sejam cumpridos a risca. Lembrou que isto não é politicagem, é cuidar da segurança do paciente e do trabalhador de saúde, missão do Coren. Representante da Abrasus, Associação Brasileira dos Usuários do Sistema Único de Saúde, assegurou que a entidade vai buscar auxílio no Ministério Público Federal.
Após a reunião, os 13 andares do Hospital foram percorridos e os vereadores da Comissão de Saúde e os representantes das entidades ouviram todos os profissionais. Para citar alguns exemplos, no Bloco Cirúrgico são feitos cerca de 12 procedimentos por dia com uma equipe reduzida; a UTI atende cinco pacientes a mais do que poderia, tem equipe pra 20 leitos e atende 25, todos pacientes de alta complexidade e totalmente dependentes; a equipe de saúde desabafa que a sobrecarga é diária e que é insustentável continuar trabalhando desta forma, pede atitude por parte dos responsáveis; outro profissional relatou que a falta de leitos é crônica na UTI Neo-Natal e que existem crianças de até dois anos de idade internadas; que a redução de horas extras em toda a saúde do município refletiu diretamente no fechamento de leitos, prova é que o quarto andar do hospital, onde deveriam ser feitas as internações pediátricas, está completamente equipado e fechado por falta de pessoal.
Para o enfermeiro Ricardo Rivero o grande problema é quando a lógica dos números, custos, orçamentos se sobrepõe à questão do atendimento em saúde, causando uma desumanização do cuidado e colocando as pessoas em segundo lugar. Os vereadores da Comissão de saúde irão compilar os dados levantados em todas estas visitas e buscar uma audiência com o Prefeito Fortunati. As visitas aos Pronto Atendimentos municipais serão agendadas para os próximos dias.
Acompanharam a visita além do presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, vereador Dr. Tiago, o vice-presidente da Comissão, vereador Mauro Pinheiro, vereadora Jussara Cony, vereadora Lourdes Sprengler, representantes do Sergs, Soergs, Sintergs, Simpa, Simers, Abrasul, Comissão de Segurança no Trabalho e Ong Posso.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS