Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/04/2014
Mais de mil estabelecimentos de Porto Alegre recebem fiscalizações visando à Copa
Ação conjunta reuniu Conselhos de profissões regulamentadas

A ação conjunta de fiscalização e orientação dos Conselhos Profissionais a estabelecimentos que prestem serviços durante a Copa do Mundo superou a expectativa de mil visitas em uma semana (31/3 a 4/4). Foram 1.311 fiscalizações simultâneas dos Conselhos em restaurantes, hospitais, clínicas, drogarias, obras civis, estádios de futebol, hotéis, entre outros empreendimentos localizados em Porto Alegre. O objetivo da iniciativa, inédita na cidade, foi sensibilizar profissionais e empresas para oferecer ao turista e à população a segurança necessária nos serviços prestados durante o campeonato mundial. A ação conjunta, promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), reuniu as equipes de fiscalização de 18 Conselhos.
 
Estabelecimentos autuados

Os locais que receberam o maior número de Conselhos na mesma visita foram hospitais, hotéis, estádios de futebol, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em fiscalizações durante o dia e também à noite
Apesar de a ação ter como focos a orientação e a sensibilização, locais que não estavam de acordo com as exigências legais específicas das profissões receberam notificações e autuações. Das 1.311 fiscalizações, 244 (19%) apresentaram algum tipo de irregularidade, como exercício ilegal, falta de registro, ausência de responsável técnico, não atendimento às exigências sanitárias ou à defesa do consumidor.

O coordenador do Grupo de Agentes Fiscais (GAF) do Fórum-RS, Éverton Borges, destaca que a ação conjunta, inédita no Brasil, superou as metas estabelecidas e demonstrou a capacidade de organização e trabalho conjunto dos Conselhos de fiscalização profissional. Ele também ressaltou que os estabelecimentos receberam orientações para corrigir as irregularidades de forma total, não apenas para os turistas, mas para toda a população. Éverton lembra, ainda que esta iniciativa deverá ser novamente realizada, de forma ampliada, com ações conjuntas incluindo órgãos de defesa do consumidor. 
 
Defesa da sociedade

A ação conjunta também visou esclarecer às empresas e profissionais sobre a importância e os objetivos dos Conselhos de profissões regulamentadas, como órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício legal das profissões. Com base nesses princípios, busca defender a sociedade e garantir o atendimento qualificado, por meio de profissionais habilitados. 
 
Promoção: Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) - formado pelos Conselhos Regionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Estatística, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Química, Relações Públicas, Representantes Comerciais, Serviço Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Ordem dos Músicos do Brasil. 

Texto: Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS