Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/03/2015
Ministério da Saúde e Cofen debatem enfrentamento à sífilis
Enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento da doença

Representantes do Ministério da Saúde participaram na quinta-feira (dia 19 de março) de reunião na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, sobre o enfrentamento à sífilis. O encontro tratou da administração da penicilina benzatina por profissionais de Enfermagem para o tratamento da doença nos usuários da atenção básica e do impacto do parecer do Cofen sobre o tema.

O medicamento é o mais usado no tratamento de sífilis, especialmente em gestantes. A sífilis congênita causou a morte de 1.506 bebês, de 2000 a 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. “O risco de uma reação adversa é de 0,02%, e os casos de reações fatais registradas datam principalmente da década de 1950”, afirmou a diretora-adjunta do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV/MS), Adele Benzaken.

A portaria nº 3161 do Ministério da Saúde estabelece que o medicamento pode ser aplicado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos e farmacêuticos. A presidente do Cofen, Irene Ferreira, destacou a solidariedade da autarquia ao ministério e a importância do envolvimento dos profissionais de Enfermagem no enfretamento da sífilis, respeitando a legalidade do exercício profissional.

Responsável pelo parecer Cofen n° 08/2014, elaborado em resposta a consulta sobre a aplicabilidade da portaria do ministério, o conselheiro federal Sebastião Duarte reafirmou o compromisso da profissão no combate à sífilis, tomando os preceitos das evidências científicas que asseguram tanto a segurança do paciente, quanto o exercício legal da Enfermagem, com supervisão de enfermeiros ao trabalho executado por técnicos e auxiliares.

A reunião foi concluída com o compromisso do Ministério da Saúde elaborar uma nota técnica referente à administração da Penicilina (Benzetacil®), com posterior encaminhamento ao Cofen, subsidiando a discussão de provável reforma do Parecer Cofen n° 08/2013.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

12/08/2022
Fiocruz lança site sobre monkeypox, a varíola dos macacos


12/08/2022
Novo Código de Processo Ético da Enfermagem é publicado pelo Cofen


12/08/2022
Conselheiros ministram palestra a estudantes de curso técnico em Carazinho


11/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação de produção de material promocional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS