Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/05/2015
Enfermagem deve administrar medicamento para sífilis
Cofen reafirma o papel da equipe de Enfermagem no tratamento e a segurança da penicilina benzatina

A plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vai regulamentar o tratamento da sífilis pelos enfermeiros na atenção básica, revendo o parecer Cofen n° 08/2014. A segurança da administração da penicilina benzatina por profissionais de Enfermagem na atenção básica e a importância de sua aplicação imediata para o tratamento da doença e prevenção da sífilis congênita está demonstrada, na avaliação do Cofen e do Ministério da Saúde.

Representantes do Ministério da Saúde estiveram no Cofen nesta quarta-feira (dia 27) para discutir a atuação da equipe de Enfermagem no enfrentamento à sífilis. Apresentação da diretora-adjunta do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV/MS), Adele Benzaken, ressaltou a segurança da penicilina benzatina e os riscos do não-tratamento.

A sífilis congênita causou a morte de 1.506 bebês no Brasil, de 2000 a 2013. A doença também pode provocar sequelas graves nos recém-nascidos. O medicamento mais usado no tratamento é penicilina benzatina, sendo necessário tratamento imediato, especialmente em gestantes. Enfermeiros(as) podem prescrever esse e outros antibióticos dentro de protocolo de programas de Saúde institucionais.

“Os(As) profissionais de Enfermagem são a maioria no enfrentamento às Doenças Sexualmente Transmissíveis, atuando na prevenção e assistência. Nossa atuação é necessária e fundamental para conter o avanço da sífilis, especialmente a sífilis congênita”, ressaltou o conselheiro federal Vencelau Pantoja. A portaria nº 3161 do Ministério da Saúde permite a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil®) por enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem, além de médicos e farmacêuticos.

Fonte: Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/08/2022
Coren-RS na Área realiza 76 atendimentos em Canoas


05/08/2022
Coren-RS prestigia inauguração do curso técnico de Enfermagem do Senac de Santa Maria


05/08/2022
Coren presente em audiência pública sobre projeto que trata sobre atuação de doulas, em Santa Maria


04/08/2022
Governo sanciona Piso Salarial da Enfermagem, mas com veto sobre reajuste anual


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS