Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/06/2015
Cofen manifesta apoio ao PL da Humanização do Parto
Cofen e demais entidades reuniram-se em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília

O Conselho Federal de Enfermagem entende que a edição de leis é o primeiro passo para a mudança da realidade. Com esta declaração da vice-presidente Irene Ferreira, o Cofen formalizou, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (11/6) na Câmara dos Deputados, seu apoio ao Projeto de Lei 7633/2014, que dispõe sobre a humanização da assistência à mulher e ao neonato durante o ciclo gravídico-puerperal.

“Há 24 anos, quando entrei no curso de enfermagem, já sabíamos que o número de cesarianas realizado no Brasil era absurdamente alto. O que foi feito desde então? Precisamos de um instrumento que modifique o atual estado das coisas”, afirmou a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira.

O PL da Humanização do Nascimento conta com apoio e colaboração de entidades da sociedade civil e de representação das mulheres, incluindo a Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (Rehuna) e da organização Arthemis, que compuseram a mesa, juntamente com o Cofen, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e o Ministério da Saúde.

Representantes das entidades médicas presentes na audiência manifestaram apoio a boas práticas defendidas pelos ativistas do parto humanizado, incluindo o corte tardio do cordão umbilical, a não realização rotineira de episiotomia (corte no períneo), tricotomia e enema, e a preferência pelo parto normal em situações de risco habitual, mas criticaram a regulamentação legal como “engessamento” da prática médica, em constante atualização.

Sugestões apresentadas por organizações de defesa do parto humanizado permitem que o texto do PL da Humanização do Parto, proposto pelo deputado Jean-Wyllys, se ajuste a novas evidências científicas que vierem a surgir.

Presente no plenário, a deputada enfermeira Carmen Zanotto ressaltou a importância da regulamentação em nível de lei federal. “Se as resoluções fossem suficientes para resolver, não estaríamos nesta situação [com altíssimos índices de cesariana desnecessária, morte materna e violência obstetrícia]”, afirmou.

A necessidade de adequação do financiamento da Saúde foi abordada tanto pelo Cofen quanto pelas entidades médicas.

Enfermagem e o Parto Humanizado – “Os países que com os melhores indicadores de assistência ao nascimento têm em comum uma profissional chamada enfermeira obstétrica”, afirmou a coordenadora da área técnica de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Ester Vilela, na fala que abriu a audiência pública.

No Brasil, 98% dos partos ocorrem em ambiente hospitalar, sendo 88% assistidos por médicos e mais de metade (57%) realizados através de cirurgia cesariana, segundo dados apresentados pela obstetra, ressaltando, na audiência pública, que o índice de asfixia intraparto e de mortalidade materna não está relacionado à falta de assistência, mas à qualidade desta assistência.

A atuação da Enfermagem Obstétrica é considerada uma dos pilares do processo de humanização do parto. A atuação das enfermeiras obstétricas durante o trabalho de parto está associada ao aumento dos índices de partos normais e redução das intervenções. Referência em humanização do nascimento, o hospital mineiro Sophia Feldman registrou uma drástica redução no número de episiotomias com realização de partos por enfermeiras obstétricas. O procedimento, que ocorria em 60% dos partos em 1992, é atualmente de 4%.

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS