Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/07/2015
COSEMS/RS ingressa com liminar para que o governo do Estado regularize pagamentos na área da saúde


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) ingressou na manhã desta segunda-feira (06), no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com pedido de liminar em Mandado de Segurança Coletivo para que o governo do Estado regularize os pagamentos em atraso a partir do mês de maio. Segundo o presidente do COSEMS/RS e secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, a ação visa regularizar as transferências de recursos de caráter vinculado às Secretarias Municipais de Saúde e às instituições privadas sem fins lucrativos – os hospitais filantrópicos – que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênios.

A falta dos recursos vem trazendo gravíssimas dificuldades aos municípios na manutenção de ações de saúde pública, principalmente no atendimento da Atenção Básica, nos serviços de urgência e emergência, no Serviço Móvel de Urgência (Samu), nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos Centro de Atendimento Psicossocial (CAPSs), entre outros. Para Bósio, cabe ao gestor estadual a definição de prioridades, que, neste caso, são hierarquizadas por meio da Constituição Federal e da Lei Orçamentária Estadual. “A garantia do acesso à saúde deve ser a prioridade das prioridades, pois a vida deve ser preservada com dignidade”, afirma.

De acordo com ele, a ausência da regularidade dos repasses vem precarizando a prestação dos serviços de saúde pública, podendo levar, a curto prazo, a um colapso no sistema, o que trará prejuízos irreparáveis à população. Desde o segundo semestre de 2014, há atrasos nos repasses de responsabilidade do Estado, contudo, a partir do mês de maio, a situação tem gerado a insustentabilidade do ponto de vista operacional. As parcelas referentes aos meses de maio e de junho de 2015 estão atrasadas, o que vem ocasionando a interrupção do atendimento no SUS em diversas localidades.

Segundo o presidente do COSEMS/RS, o repasse de R$ 27 milhões às Secretarias Municipais de Saúde que foi divulgado na semana passada pela Secretaria Estadual da Saúde sequer ameniza a gravidade da situação que está sendo enfrentada pelos municípios. “O pedido de liminar no Mandado de Segurança coletivo tem por objetivo colocar a saúde no mesmo patamar de prioridade e importância das demais ações constitucionais”, disse. “Precisamos e exigimos que os repasses que são da saúde por direito estejam garantidos acima de qualquer outra prioridade, tendo em vista que toda a população depende deste atendimento.”

Ministério Público Estadual – No dia 29 de junho, o Ministério Público (MP) Estadual aceitou a representação do COSEMS/RS para a garantia dos repasses constitucionais da área da saúde no financiamento e no cofinanciamento das Secretarias Municipais de Saúde e aos hospitais privados sem fim lucrativos que integram a rede filantrópica. Com a decisão do MP, serão adotadas medidas cabíveis para a garantia dos repasses ao setor.

Fonte: COSEMS/RS (link da matéria: www.cosemsrs.org.br/?menu=noticia&id=4007)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS