Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

31/08/2015
Coren-RS participa de discussão sobre políticas públicas para a Enfermagem


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo conselheiro Ricardo Arend Haesbaert e pela conselheira Nelci Dias da Silva – participou, na quinta-feira (27), de uma Oficina de Políticas Públicas para a Enfermagem, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília. O objetivo foi discutir propostas de políticas públicas com base na pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, a pesquisa apresenta ampla base de dados que devem subsidiar políticas públicas para a melhoria da profissão e da saúde coletiva. Participaram também presidentes e conselheiros de Conselhos Regionais de todo o Brasil, conselheiros federais, coordenadores de Câmaras Técnicas e integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
 
A oficina começou com a apresentação dos dados pela pesquisadora Maria Helena Machado, coordenadora nacional do Perfil da Enfermagem. Em seguida, o presidente do Conselho Federal, Manoel Carlos Neri, expôs as propostas preliminares de políticas públicas em discussão no Cofen. Após as apresentações e debates, os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir as propostas de políticas de ordenamento da formação e valorização do trabalho da Enfermagem. Os resultados foram apresentados ao final da tarde. A necessidade de unificar a estrutura de fiscalização, para torná-la mais efetiva, foi um dos principais pontos de discussão.
 
“Por meio da análise dos dados que a pesquisa ofereceu, podemos perceber o quanto é importante o Sistema Cofen/Corens intensificar o seu papel fiscalizador. Devemos desenvolver políticas públicas para empoderar a função de fiscalizar e coibir a prática errada de gestores e donos de estabelecimentos de saúde”, afirmou o conselheiro Ricardo Haesbaert.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do Cofen)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/05/2024
SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados


28/05/2024
SOS Chuvas: se você teve contato com a água da enchente, fique atento a sintomas da leptospirose e outras doenças


28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS