Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/10/2015
Coren-RS esteve presente na 5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco, em Alegrete


Com o tema “Amai-vos uns aos loucos”, a 5ª edição da Parada do Orgulho Louco, realizada de 22 a 24 de outubro, levou milhares de pessoas às ruas de Alegrete, proporcionando reflexões e ações de combate ao preconceito e na defesa da política antimanicomial.
 
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), um dos apoiadores do evento, participou, no dia 23, de debates e da caminhada, representado pelo conselheiro Ricardo Haesbaert. O Coren Móvel prestou atendimento aos profissionais da Enfermagem na Praça Getúlio Vargas, onde aconteceu a maior parte da programação da parada. Na ocasião, também foi distribuída a primeira revista da gestão 2015-2017.

Em harmonia, trabalhadores da Saúde, usuários e comunidade discutiram sobre política de saúde mental e a importância de garantir cidadania aos portadores de transtornos psíquicos, com um tratamento digno, acolhedor e sem preconceitos. A programação contou com painéis sobre saúde mental, apresentações artísticas e culturais, rodas de conversa, entre outros. 

Na tarde da sexta-feira, dia 23, com muita alegria, criatividade e repúdio ao preconceito e aos manicômios, as ruas de Alegrete ganharam colorido com a caminhada, tendo à frente a Banda Municipal.   

O Coren-RS defende a reforma psiquiátrica, a necessidade de superar preconceitos e o aumento de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para o conselheiro Ricardo Haesbaert, o evento dá visibilidade às pessoas que não são ouvidas. “Houve muitos avanços em saúde mental e temos que lutar contra retrocessos, como a volta dos manicômios”, disse Haesbaert.

Coordenado pela vereadora Judete Ferrari, o evento também teve a participação dos deputados estaduais Stela Farias e Adão Villaverde, autores do projeto de lei n° 236/2015 que institui a Parada do Orgulho Louco no Rio Grande do Sul, o prefeito de Alegrete, Erasmo Silva, a vice-prefeita Preta Mulazzani, a secretária municipal de Saúde, Maria do Horto Salbego,a diretora superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Sandra Fagundes, a professora de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Simone Paulon, além de serviços de saúde de diversos municípios da região, familiares e usuários dos serviços de saúde mental.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS