Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/11/2015
Coren-RS homenageia enfermeiro Everes em exposição sobre profissionais afrodescendentes


No mês da Consciência Negra, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) escolheu homenagear, in memorian, o enfermeiro Everes Augusto Figueiredo dos Santos. Ele irá figurar, ao lado de outros(as) profissionais da Enfermagem do país, na exposição permanente “História da Enfermagem brasileira: a contribuição afrodescendente”, no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), em Salvador (BA). A abertura da mostra será no dia 24 de novembro. 

Mais informações sobre a exposição e o trabalho desenvolvido pelo museu podem ser encontradas no site www.munean.com.

Trajetória - O enfermeiro Everes Augusto Figueiredo dos Santos, natural de Santa Maria, faleceu em abril de 2003. Graduado pela Unisinos, era especialista em Saúde Pública pela UFRGS. Atuou fortemente junto ao Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), por duas gestões, sendo presidente da entidade entre 2001 e 2004. Também foi secretário geral da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). 

Funcionário da Unimed, Everes elaborou e coordenou um programa de atenção à saúde mental dos policiais militares na gestão de José Paulo Bisol na Secretaria Estadual de Justiça. Também foi coordenador do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, chefe de Enfermagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro e chefe do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, ambos em Porto Alegre, e chefe do Pronto Atendimento de Gravataí.
 
Everes era um grande líder da Enfermagem gaúcha e tinha como algumas de suas características o compromisso, a responsabilidade, a dedicação e a tranquilidade. A defesa intransigente da classe trabalhadora, do SUS e da Enfermagem eram seus objetivos enquanto dirigente sindical. Era um ser humano comprometido na construção de uma sociedade justa e solidária.

Em uma entrevista concedida em 2002, ao jornal Identidade, Everes disse: “O fazer enfermagem deve contemplar a realização do trabalho consciente e de qualidade, o qual se traduz em realização pessoal e profissional para a promoção da cidadania”.

O Coren-RS reafirma o seu reconhecimento e a extrema importância de profissionais como Everes. O Conselho tem compromisso com a criação de uma Política de Saúde Integral da População Negra que priorize a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS e garanta o princípio de universalidade do sistema.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


18/01/2022
Vitória da enfermagem: 15 serviços de saúde realizam adequações após notificações do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS