Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/12/2015
Coren-RS faz ação em Pronto Atendimentos para alertar que triagem de exclusão é proibida


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realiza nesta segunda-feira (21) visita aos principais Pronto Atendimentos de Porto Alegre para orientação da equipe de Enfermagem quanto aos procedimentos adequados para a classificação de risco de pacientes.

A fiscalização do Conselho apurou recentemente a prática de triagem de exclusão e agendamento de atendimento pela equipe de enfermagem dos Pronto Atendimentos. A triagem é feita a partir de um protocolo que orienta a inclusão do(a) paciente nos serviços de urgência e emergência, utilizando o seguinte código de cores: vermelho (emergência), laranja (muito urgentes), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não urgente). A prática da triagem de exclusão e o agendamento de atendimento podem acarretar implicações ético-legais aos(às) profissionais, comprometer o atendimento de forma humanizada e impedir o exercício da Enfermagem com segurança.

O Protocolo de Classificação de Risco deve ser uma ferramenta de inclusão. Não tem como objetivo negar atendimento médico, mas sim organizar e garantir o atendimento a todos, segundo respectivas necessidades, uma vez que não se trata de fazer diagnóstico prévio e, tampouco, de excluir pessoas do acesso à atenção médica. O protocolo de Classificação de Risco é um instrumento aplicado pelo(a) enfermeiro(a) que sistematiza a avaliação e, portanto, deve explicitar com clareza qual o encaminhamento a ser dado frente a cada risco.

De acordo com o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, é imprescindível que o serviço de saúde proporcione condições de trabalho adequadas para desempenho das atividades propostas. Dentre as diversas condições destaca-se a retaguarda do profissional médico, com garantia de atendimento por parte deste profissional; a existência de protocolos assistenciais que reorganizem o processo de trabalho para a aplicação da ferramenta de Classificação de Risco; uma rede assistencial e de apoio integrada; transporte de urgência e emergência; recursos materiais e dimensionamento adequado de recursos humanos para atender a demanda e desenvolver todas as ações necessárias na assistência à população, bem como, garantir o atendimento de Enfermagem e médico dentro do que é preconizado no protocolo aprovado em cada instituição.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS