Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/02/2016
Coren-RS apoia PL que prevê transparência nas informações sobre os recursos da saúde



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, e os conselheiros Nelci Dias e Ricardo Haesbaert prestigiaram nesta quinta-feira (25) a cerimônia de protocolo do Projeto de Lei do deputado estadual Valdeci Oliveira, que prevê maior transparência e acessibilidade na divulgação do repasse dos recursos da Secretaria Estadual da Saúde aos municípios. O projeto altera a Lei que criou o Portal Transparência em 2010, de autoria do mesmo deputado. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do RS.

Com a aprovação do novo texto, o Estado deverá disponibilizar relatórios, que possam ser exportados em planilha eletrônica de cálculo, com dados por municípios e hospitais, por fonte de recurso e por projeto/atividade. Isso porque, atualmente, pela forma como está estruturado o Portal Transparência do Estado, não é possível fazer uma consulta fácil e rápida de informações que devem ser públicas e de fácil acesso por qualquer cidadão.

O presidente Daniel saudou a iniciativa e disse que é fundamental que exista maior transparência das informações da saúde, sobretudo nos valores repassados aos hospitais. Destacou que transparência é também um dos lemas da atual gestão do Coren-RS, que tem tornado públicas uma série de informações relevantes para a categoria da Enfermagem.

Além do Coren-RS, participaram da cerimônia representantes do Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) e Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers). O conselheiro Ricardo comentou que foi importante a participação de todas essas entidades, pois elas ajudam a fazer o controle social desses recursos.
 
Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS