Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
11/04/2016
Coren-RS participa de seminário sobre formação a distância, em Brasília
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, e pela conselheira e coordenadora das Câmaras Técnicas, Margarita Ana Rubin Unicovsky – participou nesta quinta-feira (07) do 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância. A atividade, promovida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, ocorreu em Brasília.
O objetivo foi ampliar e qualificar o debate sobre a formação EaD em Enfermagem e suas implicações para a saúde coletiva. Desde 2011, todos os conselhos profissionais firmaram posição contrária ao EaD para a formação de profissionais de saúde.
Durante a atividade, falaram autoridades, professores e conselheiros federais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Representante do Ministério da Educação (MEC) admitiu que o órgão não consegue fiscalizar todos os polos de apoio de cursos EaD espalhados pelo país. Conforme a conselheira federal Dorisdaia Humerez, coordenadora da Operação EaD do Cofen e avaliadora institucional do Inep/MEC, que falou na sequência, existem hoje no Brasil mais de 900 polos, a maioria sem as mínimas condições para uma formação adequada. O evento terminou com um debate entre os participantes.
Formação precária - O Coren-RS entende que o trabalho realizado pelos(as) profissionais de Enfermagem exige uma prática que só pode ser desenvolvida em aulas presenciais, com o ensinamento, suporte e auxílio de professores(as) capacitados(as) e com estrutura física adequada. A Autarquia está apoiando a campanha do Cofen contra essa modalidade de ensino. No dia 29 de março, a pedido do Coren-RS, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública sobre o tema.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações de Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
27/06/2025
Após ação do Coren-RS, Justiça determina que município de Cerro Branco mantenha enfermeiros em tempo integral nas unidades de saúde
27/06/2025
Ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem avaliam avanços e planejam ações
27/06/2025
Unidades do Senac de Gravataí, São Leopoldo e Uruguaiana recebem Selo de Certificação da Qualidade do Cofen
26/06/2025
Estudo sobre apoio do Cofen e do Coren-RS à Enfermagem na catástrofe no RS conquista 1º lugar em simpósio internacional