Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/05/2016
Abenfo-RS promove fórum de discussão em Porto Alegre



Presidente Daniel representou o Coren-RS

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) - seção Rio Grande do Sul promoveu na sexta-feira (06), na Escola de Enfermagem da UFRGS, em Porto Alegre, um fórum de discussão. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza. Daniel participou de um painel sobre a Resolução Cremers nº 02/2015, que foi objeto de vitória judicial em ação conjunta movida pelo Coren-RS, Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e Abenfo (saiba mais aqui: www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=servicos&pagina=noticias-ler&id=4938).

Também estavam presentes a procuradora da República Ana Paula Medeiros, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Sandra Fagundes, a presidente do Sergs, Cláudia Silva, entre outros(as) representantes de entidades da Enfermagem e da saúde.

Parto humanizado - Em março, Coren-RS, Sergs e Abenfo foram vitoriosos na ação conjunta movida contra a Resolução Cremers nº 02/2015 sobre a realização do parto domiciliar, bem como a realização do parto por profissionais não médicos. A resolução foi editada pelo Conselho de Medicina do RS, em conjunto com outras entidades médicas.
 
O parecer da Justiça foi favorável para a categoria da Enfermagem. Foram anulados os artigos 3, 4 e 5 da resolução do Cremers, que deve a partir de agora se abster de aplicar e dar publicidade à ideia de que não médicos estão impedidos de realizar parto.
 
Coren-RS, Sergs e Abenfo reiteram, em consonância com o que é disposto pelo Ministério da Saúde, sua posição em defesa do parto humanizado, do cuidado com dignidade da mulher, de seus familiares e do(a) recém-nascido(a). Defendem também que o(a) enfermeiro(a) possa realizar seu trabalho, com responsabilidade, conquistado no âmbito da obstetrícia, de forma ética e legal.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Foto: divulgação Abenfo

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/07/2022
Coren-RS prestigiou duas formaturas em junho, em instituições de Passo Fundo e Pelotas


04/07/2022
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL - 2022


04/07/2022
Representantes do Coren-RS marcam presença na 12ª edição do Semad


04/07/2022
Coren-RS prorroga seleção de estágio para estudante de Direito: prazo é de 04 a 10 de julho


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS