Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/05/2016
Coren-RS participa da Semana de Enfermagem e da Jornada Acadêmica do HCPA e da UFRGS


Discutir sobre a dependência em álcool e drogas e como os(as) profissionais de Enfermagem auxiliam no enfrentamento a esse problema de saúde pública. Esse foi o tema da palestra na qual o conselheiro Estêvão Finger da Costa representou o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), nesta quarta-feira (11), dentro da 27ª Semana de Enfermagem e da II Jornada Acadêmica de Enfermagem. O evento, promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e pela Escola de Enfermagem da UFRGS, segue nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13).

Estêvão falou do papel essencial da rede de Atenção Básica e dos Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) no atendimento a pessoas com dependência química. “Esses locais devem ter o acolhimento como a sua principal estratégia. Provavelmente, quando o(a) paciente chega a uma dessas unidades, aquele é o seu momento de maior necessidade”, disse.

Ele destacou a importância de ações integradas entre os serviços de saúde e o desenvolvimento da intersetorialidade entre a saúde e áreas como educação e segurança pública. O conselheiro disse, ainda, que cabe à Enfermagem e aos(às) profissionais de saúde acolher os(as) pacientes, sem julgamentos, e dar a eles autonomia para assumir o processo de superação da dependência. 

O outro palestrante foi o professor da UFRGS Márcio Camatta, que é chefe do Serviço de Enfermagem em Adição do HCPA. Ele falou sobre os tipos de drogas, sobre o atendimento a pessoas com dependência química, entre outros assuntos relacionados.

Por meio de ações como essa, o Coren-RS reafirma a sua disposição em estar cada vez mais próximo das instituições de ensino e de saúde e de seus(suas) alunos e profissionais. É um Conselho cada vez mais representativo, presente e apoiador da categoria.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/07/2022
Coren-RS prestigiou duas formaturas em junho, em instituições de Passo Fundo e Pelotas


04/07/2022
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL - 2022


04/07/2022
Representantes do Coren-RS marcam presença na 12ª edição do Semad


04/07/2022
Coren-RS prorroga seleção de estágio para estudante de Direito: prazo é de 04 a 10 de julho


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS