Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/05/2016
Debate sobre divisão do trabalho em Enfermagem marca a abertura da Semana da Enfermagem do Coren-RS


A abertura da Semana da Enfermagem 2016 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) ocorreu nesta quinta-feira, 12 de maio, Dia do Enfermeiro e da Enfermeira, com um evento no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Estavam presentes aproximadamente cem pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem.

As atividades começaram com a apresentação do Coral do hospital, que interpretou três músicas. Em seguida, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, saudou os(as) presentes e anunciou a palestra da enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cristina Melo.

Cristina falou sobre a “Divisão social e técnica do trabalho em Enfermagem”. Ela expôs a origem da profissão de enfermeiro(a) e explicou como a divisão vertical da Enfermagem em categorias – auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) – enfraquece esse campo profissional. “Somos o único campo profissional que se organiza em categorias. Enquanto a divisão persistir, haverá divergências. Ou nos juntamos para abolir essa divisão ou não vamos a lugar algum”, afirmou.

Cristina disse, ainda, que essa divisão tem em sua origem uma forte motivação econômica: baratear custos com mão de obra. “Cada vez que aumenta a divisão técnica do trabalho, diminui o reconhecimento social das profissões no campo da Enfermagem. Isso faz com que os(as) profissionais sejam adversários(as) entre si. A concorrência é tamanha que os empregadores nem precisam ‘lutar’ para baixar salários”, destacou.

Depois da fala da professora, as duas debatedoras convidadas – a enfermeira Desirée Carvalho, da Escola GHC, e a técnica em Enfermagem Ursula Stüker, que atua na Atenção Básica – fizeram suas considerações, seguidas de intervenções do público. Essa foi a primeira palestra de um ciclo que passará pelo Interior do RS (veja a programação completa da Semana aqui). A atividade terminou com um coquetel para os(as) presentes.

Também participaram da palestra as conselheiras Nelci Dias e Maurelize da Silva, o conselheiro Ricardo Arend Haesbaert e funcionários(as) do Conselho. O Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) foi representado pela presidente, Cláudia Silva.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: jornalista Joanna Ferraz  e acadêmica de jornalismo Mariana Bello         

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS