Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
08/06/2016
Coren-RS e Sergs participam de evento na Unipampa, em Uruguaiana
Estudantes, residentes, professores(as) da Enfermagem e de outros cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram, na manhã do dia 07 de junho, de uma mesa redonda no auditório da Unipampa, em Uruguaiana, com a presença do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs). O evento foi promovido pelo curso de Graduação em Enfermagem e Programa de Pós-graduação Residência Integrada Multiprofissional.
A mesa redonda, com os temas “O papel do Coren-RS na regulamentação da profissão: implicações éticas e legais para a Enfermagem gaúcha” e “O Trabalho de Enfermagem: organização sindical, direitos trabalhistas e assédio moral”, foi coordenada pela professora e diretora do Sergs, Odete Messa Torres, coordenadora do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva da Unipampa. Ao abrir os trabalhos, Odete destacou que o tema do trabalho em Enfermagem e seus aspectos legais deve perpassar a graduação.
O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, destacou a aproximação do Conselho com a universidade e a parceria com as demais entidades da Enfermagem nas lutas pela valorização da categoria e por atendimento à saúde de qualidade à população. Daniel também enfatizou a necessidade de discutir a profissão com quem está se formando. “A nossa profissão tem ainda muitos desafios a conquistar, desde a valorização até reconhecimento da sociedade.”
Representando o Sergs, a presidente do sindicato, Cláudia Silva, destacou a importância de estreitar os laços com os(as) profissionais de Uruguaiana. “Esses temas devem ser tratados já na graduação para que o(a) profissional que se forma tenha conhecimento do mundo trabalhista, das questões do exercício profissional.”
Participaram da abertura a coordenadora substituta do curso de Enfermagem da Unipampa - campus Uruguaiana, Raquel Pötter Garcia, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Anali Martegani Ferreira, a Enfermeira Fiscal da Subseção de Uruguaiana do Coren-RS, Carina Spolaor, e a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Uruguaiana, Simone Kleinubing.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/07/2025
Eleições 2023: profissionais que não votaram nem justificaram no prazo recebem multa eleitoral
04/07/2025
Justiça condena atriz Daniela Escobar a pagar indenização de R$ 50 mil por ofensa a mulheres da Enfermagem
04/07/2025
Reforma Psiquiátrica brasileira será tema de palestra magna no 27º CBCENF
04/07/2025
Está aberta consulta pública sobre dimensionamento de profissionais de Enfermagem