Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/08/2016
Coren-RS participa de debate sobre Hospital Porto Alegre


O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) Ricardo Haesbaert participou nesta terça-feira (23) da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que tratou sobre a situação do Hospital Porto Alegre. Além de dois vereadores, participaram do debate João Paulo Machado, presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM), Fabiano Pereira Voltz, coordenador regional do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), Estêvão Finger, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Maria Rita de Assis Brasil, vice-presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Enir Madruga de Ávila, defensor público, Regis Hoffmann, administrador na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Fernanda dos Santos Fernandes, gerente de regulação da SMS.

O hospital passa por uma séria crise financeira e teve desligamento de 116 profissionais, entre enfermeiros(as), técnicos(as) de Enfermagem e médicos(as) desde julho, quando a gestão foi assumida pelo Isev, entidade filantrópica que atua no RS e SC. Na audiência, foi debatida a redução no número de atendimentos, o fracionamento de salários e das rescisões dos(as) demitidos(as), gerando insegurança na equipe de trabalho. Também foi ressaltada a localização estratégica do hospital e seu papel de apoio a outros hospitais, como o Clínicas.

O conselheiro Ricardo destacou a importância do dimensionamento de profissionais da Enfermagem no Hospital Porto Alegre, lembrando que essa situação de crise na instituição se insere em um cenário maior de proposta de redução do atendimento público da saúde. “Precisamos defender o SUS público, universal, gratuito e de qualidade e todas as instituições que se somarem nessa luta”, ressaltou.

Uma nova reunião da Comissão ficou marcada para o dia 11 de outubro, quando terá continuidade o debate sobre a situação da instituição.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS