Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/09/2016
Coren-RS debate formação em Enfermagem
Seminário teve a presença de representantes de 44 instituições de ensino

Uma ampla discussão sobre a formação em Enfermagem e como ela influencia no fortalecimento da profissão. Assim foi o Seminário “O papel das instituições formadoras na valorização da profissão de Enfermagem”, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) nesta quinta-feira (15), em Porto Alegre. 


O seminário teve a presença de mais de 200 pessoas, entre docentes e alunos(as) de 44 escolas técnicas e universidades do estado. A abertura contou com as falas do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – seção Rio Grande do Sul/ ABEn-RS, Joel Mancia, do presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Estêvão Finger, do diretor da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) Paulo da Silva e da presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) – seção Rio Grande do Sul/ Abenfo-RS, Virginia Leismann Moretto. 


“Um dos grandes objetivos do Conselho é a busca por uma Enfermagem mais valorizada e mais reconhecida. E discutir a formação é parte essencial desse processo”, disse Daniel, saudando a união das entidades da Enfermagem, evidenciada no seminário.


Em seguida, ocorreu um debate entre o presidente do Fórum Nacional da Enfermagem Valdirlei Castagna, e o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Gilvan Brolini. O debate teve a mediação do presidente do Coren-RS. Também participou da mesa a técnica de Enfermagem Elizandra Dill, da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS.


Gilvan parabenizou o Coren-RS pela iniciativa e afirmou que questionar a formação é essencial. “Quanto melhor for a formação, mais o profissional será comprometido”, afirmou. Na sequência, Valdirlei falou sobre a preocupação com a qualidade do ensino. “Há um negócio hoje no Brasil que se chama formação. O Estado precisa regular melhor isso”, afirmou. 


Também estavam presentes no seminário os(as) conselheiros(as) do Coren-RS Nelci Dias da Silva, Willi Wetzel Junior, Margarita Unicovsky, Ricardo Haesbaert, Maurelize da Silva, Abelardo Gomes e Luci Malickovski, funcionários(as) e estagiários(as) do Coren-RS.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional

Jornalista Joanna Ferraz

DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS