Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/01/2017
Decisão do Coren-RS que proíbe Manobra de Kristeller é homologada pelo Cofen
Esta é mais uma vitória na luta pelo parto humanizado no RS


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) teve uma importante conquista nesta segunda-feira (23): a plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, por unanimidade, a Decisão 95/2016, que proíbe a participação de profissionais de Enfermagem na manobra de Kristeller.

É mais uma vitória na luta pelo parto humanizado no Estado. No ano passado, o Coren-RS, o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo-RS) ganharam uma ação na Justiça sobre o assunto (saiba mais aqui).

“O Rio Grande do Sul apresenta altos índices de violência obstétrica. Muitos profissionais de Enfermagem ainda realizam a manobra de Kristeller, seja por desconhecimento ou por pressão da equipe médica. Essa decisão, proposta pelo Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Coren-RS, respalda a recusa de execução, promovendo uma atuação ética e pautada em evidências dos profissionais que atuam na Enfermagem obstétrica”, explica a conselheira Margarita Unicovsky, coordenadora das Câmaras Técnicas e do Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Coren-RS.

Sobre a Manobra de Kristeller – Não há evidências científicas que respaldem a realização da Manobra de Kristeller. O Ministério da Saúde, na publicação Parto, Aborto e Puerpério: Assistência Humanizada para a Mulher, descreve o procedimento como “pressões inadequadamente aplicadas ao fundo uterino no período expulsivo”, classificando-o claramente como prejudicial ou ineficaz.

O Relatório Cochrane, que sustenta evidências científicas da Organização Mundial de Saúde no campo da Atenção Perinatal, inclui a manobra de Kristeller entre as “práticas danosas ou inefetivas que merecem ser abandonadas”.

A Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal, produzida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec/MS) em parceria com atores técnicos e sociais, incluindo os conselhos federais de Enfermagem e de Medicina, também contraindica a manobra de Kristeller, no item 14.2.5.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS