Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/03/2017
A pedido do Coren-RS, deputado protocola projeto sobre descanso para a Enfermagem


Apoiar a categoria da Enfermagem e garantir um exercício legal e seguro da profissão são dois dos grandes objetivos da gestão Democracia, Ética e Transparência do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Nesta quarta-feira (22), o Conselho obteve mais um avanço: foi protocolado, na Assembleia Legislativa do RS (ALRS), o projeto de lei que institui condições adequadas de descanso durante os plantões dos(as) profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde do estado. 

A medida atende à reivindicação do Coren-RS, que conta com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers). 

O projeto é de autoria do deputado Valdeci Oliveira (PT), vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS e coordenador da Frente Gaúcha das 30 Horas. Agora, o projeto entrará em pauta, para a eventual adição de emendas, depois passará pela apreciação de comissões e, finalmente, irá à votação em plenário.

O texto prevê que as instituições de saúde – sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas – destinem um local exclusivo e com infraestrutura adequada para o descanso de auxiliares, técnicos(as) de Enfermagem e enfermeiros(as) durante os seus plantões. 

Para o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, o projeto de lei corrigirá uma injustiça histórica – apesar de a Enfermagem constituir a maior parte da força de trabalho da saúde, não tem um espaço próprio para repouso na maioria dos locais. Daniel reforça, ainda, que o direito ao descanso garante um exercício profissional mais seguro e com mais qualidade.

Conforme dados do RS da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz), dos(as) profissionais de Enfermagem do setor público, apenas 37% disseram haver espaço adequado para descanso nos seus locais de trabalho. No setor filantrópico esse índice foi de 37,5% e no setor privado, de 58,6%. 

Mobilização nacional – Entidades e profissionais de todo o país estão mobilizados pela mesma causa. No Rio de Janeiro, uma lei estadual regulamenta o descanso intrajornada - o projeto é de autoria da deputada enfermeira Rejane. O mesmo ocorre no Distrito Federal. 

Projetos semelhantes estão em tramitação nas Assembleias Legislativas dos estados de São Paulo e do Acre e no Senado Federal (Projeto de Lei do Senado nº 597, de 2015). 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS