Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/04/2017
Coren-RS alerta a população sobre saúde da criança e do adolescente



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) alerta tanto a população quanto os(às) profissionais de saúde sobre o aumento nos casos de atendimentos nos Plantões de Emergência em Saúde Mental registrados nos últimos dias, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior número de suicídio, principalmente entre adolescentes e jovens adultos(as). Este número vem crescendo e está diretamente relacionado ao aumento nos diagnósticos de depressão, tanto no país quanto no Rio Grande do Sul. 

Dois fatores que estão ganhando espaço para debate na mídia são o Jogo da Baleia Azul e a série 13 Reasons Why, que são mais acessados por jovens entre 13 e 29 anos. O jogo consiste em “desafios” que quem se inscreve é coagido a cumprir, como automutilação, ingestão de medicamentos e até tirar a própria vida. A série retrata suicídio na adolescência. Estes fatores estão sendo apontados como agravantes num quadro que já era preocupante com relação ao aumento nos casos de depressão, doença que precisa ser tratada na Atenção Básica e que é a grande causadora de suicídios. Segundo o Mapa da Violência de Jovens no Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 2014), de 1980 para 2012 o número de suicídios no Brasil aumentou em 62,5%, principalmente entre jovens.

O Coren-RS atenta para o fato de que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão sucateados e não há investimentos em leitos psiquiátricos nos hospitais em geral. Isto vai diretamente em oposição à Lei da Reforma Psiquiátrica – ou Lei Paulo Delgado (Lei nº 10.216/01). A legislação dispõe sobre os direitos das pessoas com transtornos psíquicos, como a depressão. “É de responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais”, prevê a lei. Ela também diz que estas pessoas deverão ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, o que infelizmente não tem ocorrido, devido à precarização destes serviços.

A gestão atual do Coren-RS se compromete com uma saúde pública de qualidade e busca sempre garantir que a Enfermagem preste a melhor assistência. Conforme a nota da prefeitura, o número de atendimentos nos Plantões de Emergência em Saúde Mental da capital vem aumentando e é preciso garantir não só a qualidade no serviço prestado pelos(as) profissionais, mas como prevenir que ele seja necessário. Para isso, o Coren-RS alerta que pais, mães, responsáveis e cuidadores(as) estejam atentos(as) ao comportamento dos(as) jovens. Falta de apetite, sono excessivo ou insônia, isolamento, perda de interesse nas atividades que realiza e/ou costumava gostar são possíveis sintomas. Também é preciso estar atento ao histórico desta criança, adolescente ou jovem adulto(a), se já passaram por alguma situação de bullying, violência ou negligência, é necessária uma atenção a mais. Contamos com o empenho tanto dos órgãos públicos quanto da população em geral para revertermos este cenário.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS