Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/05/2017
Coren-RS promove seminário para discutir a reformulação do Código de Ética


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na sexta-feira (05), na Escola de Enfermagem da UFRGS, em Porto Alegre, um seminário para discutir a reformulação do Código de Ética dos(as) Profissionais de Enfermagem. Participaram dezenas de profissionais da assistência e docentes de instituições de ensino, além do presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Estêvão Finger, e da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Iride Caberlon.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, a conselheira Nelci Dias e o coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix, foram os conferencistas da abertura. Daniel ressaltou o momento histórico vivido pela Enfermagem, com a chance de reformular e rever pontos do Código de Ética, cuja última atualização é de 2007. “Depois de dez anos, estamos tendo o privilégio de discutir algo tão importante para a nossa profissão. É o momento de refletirmos sobre qual Enfermagem nos gostaríamos de ser”, disse.

Nelci ressaltou que o momento é propício não apenas para refletir quanto à ética profissional, mas também quanto à ética nas relações do dia a dia. “É hora de revermos como a Enfermagem está se relacionando com as questões éticas da nossa profissão e como isso está contribuindo para um exercício legal e seguro.” Após os três debaterem, o público se manifestou, contribuindo para a discussão. O Coren-RS também estava representado pela conselheira Margarita Unicovsky e pelo conselheiro Ricardo Haesbaert.

Consulta pública - Em um segundo momento, o conselheiro João Carlos da Silva – coordenador da comissão regional sobre a reformulação do Código de Ética – e a conselheira Maurelize da Silva apresentaram os pontos do código que devem ser modificados. Os pontos mostrados estão passando por consulta pública, aberta à Enfermagem e à sociedade em geral, no site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até o dia 18 de maio (saiba mais aqui). Os(As) participantes receberam um folheto explicativo sobre como participar da consulta pública. Acesse e participe você também!

Debate em nível nacional - Em junho, ocorrerá na sede do Cofen, em Brasília (DF), um evento com todos os conselhos regionais do país, para mais discussões e consolidação dos pontos a serem modificados.  

O processo de reformulação do Código de Ética começou em agosto de 2016 e deve ser concluído até o fim deste ano (saiba mais aqui).

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Dia dos Povos Indígenas: Cuidado qualificado de Enfermagem aumenta resolutividade da assistência e diminui vulnerabilidades


18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS