Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/05/2017
Coren-RS e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas buscam alternativas para sanar problemas
Fiscalização apontou déficit de profissionais de Enfermagem e ausência de classificação de risco


Cláudia e Daniel (à esq,) representaram o Coren-RS na reunião

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa – se reuniu nesta segunda-feira (08) com a nova direção do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. A instituição foi representada pela diretora, Adriani Galvão, pelo coordenador de Recursos Humanos, João Paulo Winterle, pela enfermeira Ilse Ledur, da coordenação de Enfermagem, e pela médica Angela Smaniotto. 

O encontro ocorreu a pedido do Coren-RS, para tratar de irregularidades apontadas em visitas fiscalizatórias feitas à instituição e em reuniões com a equipe de Enfermagem do local. Nessas ocasiões, foi constatado o déficit de profissionais de Enfermagem na área da Emergência, onde somente um enfermeiro atende, concomitantemente, esse setor e mais uma unidade de internação. Além disto, não há protocolo de classificação de risco (ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência que visa avaliar e identificar os(as) pacientes que necessitam de atendimento prioritário) na emergência pediátrica – sendo essa uma atividade privativa do(a) enfermeiro(a).

A direção do hospital concordou com os apontamentos do Coren-RS e disse estar em busca de soluções. A instituição está realizando a seleção de mais sete enfermeiros(as). Essas contratações devem viabilizar a implementação, em breve, da classificação de risco – deve ser mantido um enfermeiro(a) exclusivo(a) para essa atividade. Os(As) representantes do HMIPV afirmaram que realizarão reuniões com a equipe de Enfermagem para comunicar as mudanças e os compromissos assumidos com o Conselho.  

Pela segurança da Enfermagem e dos(as) usuários(as) - A gestão Democracia, Ética e Transparência do Coren-RS tem realizado um trabalho de fiscalização mais educativo e orientativo, e não meramente punitivo. Nesse sentido, o Conselho vem buscando diálogos com as instituições de saúde e com os entes públicos em busca de soluções conjuntas, a exemplo do que ocorreu em Pelotas, no dia 03 de maio (saiba mais aqui). 

“O objetivo do Conselho é garantir um atendimento de qualidade à população, e essa aproximação proporciona que possamos evoluir na adequação dos serviços de Enfermagem, em especial quanto ao número de profissionais, garantindo um exercício profissional seguro e, consequentemente, com mais qualidade para a sociedade”, afirma o presidente do Coren-RS. 

É um Coren-RS mais resolutivo, representativo, presente e apoiador da categoria!

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/12/2021
Departamento de Fiscalização do Coren-RS reúne profissionais, promovendo capacitação e integração


07/12/2021
Últimos dias: prazo para gerar o boleto da anuidade 2022 com 24% de desconto termina em 10/12!


07/12/2021
Coren-RS participa de reunião sobre fiscalização de Pronto Atendimentos de Porto Alegre


07/12/2021
Coren-RS visita Alegrete e Rosário do Sul promovendo diálogo e aproximação com a Enfermagem


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS