Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/05/2017
Coren-RS e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas buscam alternativas para sanar problemas
Fiscalização apontou déficit de profissionais de Enfermagem e ausência de classificação de risco


Cláudia e Daniel (à esq,) representaram o Coren-RS na reunião

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa – se reuniu nesta segunda-feira (08) com a nova direção do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. A instituição foi representada pela diretora, Adriani Galvão, pelo coordenador de Recursos Humanos, João Paulo Winterle, pela enfermeira Ilse Ledur, da coordenação de Enfermagem, e pela médica Angela Smaniotto. 

O encontro ocorreu a pedido do Coren-RS, para tratar de irregularidades apontadas em visitas fiscalizatórias feitas à instituição e em reuniões com a equipe de Enfermagem do local. Nessas ocasiões, foi constatado o déficit de profissionais de Enfermagem na área da Emergência, onde somente um enfermeiro atende, concomitantemente, esse setor e mais uma unidade de internação. Além disto, não há protocolo de classificação de risco (ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência que visa avaliar e identificar os(as) pacientes que necessitam de atendimento prioritário) na emergência pediátrica – sendo essa uma atividade privativa do(a) enfermeiro(a).

A direção do hospital concordou com os apontamentos do Coren-RS e disse estar em busca de soluções. A instituição está realizando a seleção de mais sete enfermeiros(as). Essas contratações devem viabilizar a implementação, em breve, da classificação de risco – deve ser mantido um enfermeiro(a) exclusivo(a) para essa atividade. Os(As) representantes do HMIPV afirmaram que realizarão reuniões com a equipe de Enfermagem para comunicar as mudanças e os compromissos assumidos com o Conselho.  

Pela segurança da Enfermagem e dos(as) usuários(as) - A gestão Democracia, Ética e Transparência do Coren-RS tem realizado um trabalho de fiscalização mais educativo e orientativo, e não meramente punitivo. Nesse sentido, o Conselho vem buscando diálogos com as instituições de saúde e com os entes públicos em busca de soluções conjuntas, a exemplo do que ocorreu em Pelotas, no dia 03 de maio (saiba mais aqui). 

“O objetivo do Conselho é garantir um atendimento de qualidade à população, e essa aproximação proporciona que possamos evoluir na adequação dos serviços de Enfermagem, em especial quanto ao número de profissionais, garantindo um exercício profissional seguro e, consequentemente, com mais qualidade para a sociedade”, afirma o presidente do Coren-RS. 

É um Coren-RS mais resolutivo, representativo, presente e apoiador da categoria!

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS