Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/06/2017
NOTA OFICIAL: Coren-RS repudia voluntariado na área da saúde proposto pela prefeitura da Capital



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), no uso de suas atribuições legais e regimentais, conferidas pela Lei 5.905/73, vem a público repudiar a atitude da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Secretaria Municipal da Saúde em instituir o Programa de Voluntariado para a área da saúde.

O lançamento do programa desrespeita os princípios fundamentais da Atenção Básica em Saúde, pautada pela PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), do Ministério da Saúde, que se orienta pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

O vínculo e a proximidade com os(as) usuários(as) favorecem o trabalho em equipe e a produção da cidadania, resultando em protagonismo de usuários(as) e profissionais na melhoria das condições de saúde da população.

O Coren-RS não aceitará mais esse ataque dos gestores do município de Porto Alegre ao SUS e às políticas públicas, bem como, o desrespeito aos(às) profissionais de Saúde de Porto Alegre.

Os projetos de voluntariado são de extrema importância para a população e devem seguir as regulamentações específicas (Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências, Lei nº 13.297, de 16 de junho de 2016, e Decreto 13.576/2001, que dispõem sobre a aplicação da Lei Federal 9.608/98 no âmbito do município de Porto Alegre), porém, não devem ser utilizados para eximir o gestor público de garantir um direito fundamental do ser humano de acesso à saúde, devendo esse prover as condições necessárias para isso.

O Coren-RS tomará as medidas cabíveis e necessárias que o fato requer, em defesa do SUS, da sociedade e dos(as) profissionais de Enfermagem.

Gestão Democracia, Ética e Transparência

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/07/2025
Eleições 2023: profissionais que não votaram nem justificaram no prazo recebem multa eleitoral


04/07/2025
Justiça condena atriz Daniela Escobar a pagar indenização de R$ 50 mil por ofensa a mulheres da Enfermagem


04/07/2025
Reforma Psiquiátrica brasileira será tema de palestra magna no 27º CBCENF


04/07/2025
Está aberta consulta pública sobre dimensionamento de profissionais de Enfermagem


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS