Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/10/2017
Coren-RS se reúne com prefeitura de Nova Esperança do Sul para tratar de irregularidades



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu, na última quarta-feira (11), representantes da prefeitura de Nova Esperança do Sul para tratar sobre irregularidades nos serviços municipais de saúde. A reunião foi na Sede do Conselho, em Porto Alegre, e quem representou o Coren-RS foram o presidente, Daniel Menezes de Souza, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e o coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix. Pelo município estavam o prefeito, Antão Claudio Perufo, a secretária de Saúde, Ana Cláudia Serafini, o secretário da Fazenda, Paulo Renato de Matos Júnior, e o procurador geral do município, Paulo Henrique Vescovi.

A reunião fez parte de uma série de outros encontros com a prefeitura para que as pendências sejam solucionadas. Após ações fiscalizatórias, no final de 2016 o Coren-RS entrou com uma Ação Civil Pública contra a prefeitura. Entre as irregularidades listadas no processo estão manutenção de enfermeiro(a) durante todo o período de funcionamento, cálculo de dimensionamento de pessoal da Enfermagem, execução do processo de Enfermagem, ausência de enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) e documentação da Enfermagem. Cláudia atentou, na ocasião, à importância do(a) RT, principalmente para regularizar a documentação de Enfermagem e cálculo de dimensionamento. Foi acordado que o Coren-RS deve suspender por 30 dias a Ação Civil Pública para que o município apresente uma proposta com relação a alguns itens. Quanto aos demais apontamentos, o prazo é de 120 dias para que se implementem as mudanças.

O Coren-RS se compromete e ser resolutivo e representativo para a categoria. Para isto, o Conselho tem ido a diversas instituições de saúde fiscalizando o cumprimento das normas por parte dos(as) gestores(as) de forma educativa, e sempre tomando providências. Garantir uma assistência de Enfermagem qualificada, com capacitação para os(as) profissionais e segurança para a população são metas essenciais do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS


27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS


25/01/2022
Coren-RS é elogiado por conselheiros federais após visita técnica


25/01/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS