Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/10/2017
Enfermagem gaúcha se manifesta em defesa do SUS e do exercício legal da profissão


Profissionais de Enfermagem gaúchos e estudantes de várias instituições de ensino participaram, na sexta-feira (20), do ato público em defesa da Enfermagem e do Sistema Único de Saúde (SUS), na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. A manifestação foi promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers), Sindisaúde/RS, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) – seção Rio Grande do Sul/ Abenfo-RS, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Brasileira de Enfermagem - seção Rio Grande do Sul (ABEn-RS) e Fórum Gaúcho de Enfermagem.

Durante a manifestação, os(as) profissionais da Enfermagem, além de comemorarem a vitória da derrubada da liminar movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que impedia a solicitação de exames pelos(as) enfermeiros(as) na Atenção Básica, mostraram que estão atentos(as) e unidos(as) para impedirem qualquer retrocesso que vise ao desmonte do SUS e que cerceie o exercício legal da profissão. A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.

Portando cartazes com frases como A Enfermagem unida é mais forte, O CFM não manda na Enfermagem, Não admitiremos o desmonte da saúde pública e A Enfermagem exige respeito ao exercício legal da profissão, os(as) manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Borges de Medeiros, ganhando o apoio da população.

O ato foi conduzido pelo conselheiro do Coren-RS enfermeiro Ricardo Haesbaert e teve manifestações do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do presidente do Sergs, Estêvão Finger, e da conselheira do Coren-RS enfermeira Nelci Dias, representando o Fórum Gaúcho de Enfermagem.

O Coren-RS repudia todas as medidas antidemocráticas de desmonte da saúde pública e não aceitará ataques ao exercício profissional e ao SUS.

Abaixo-assinado 
Durante a manifestação também houve coleta de assinaturas em repúdio à ação de entidades médicas que visam restringir a atuação dos(as) demais profissionais de saúde, "por reconhecer nestes profissionais a competência legal e técnica e, para além, por entender-se diretamente atingidos pelo prejuízo que estas formas de proceder das entidades médicas têm acarretado ao SUS"

Debate
O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, após o ato, participou do Programa Debate TVE sobre o tema da liminar.  Também foi convidado o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Paulo Argolo Mendes. A mediação foi do jornalista Ricardo Azeredo.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


15/08/2022
Sede do Coren-RS, em Porto Alegre, abrirá para atendimento ao público no sábado, dia 20/08


15/08/2022
Coren-RS na Área realiza 111 atendimentos em Rio Grande


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS