Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/10/2017
Coren-RS participa de reunião no HPS para tratar de atendimento de paciente sob custódia



Na terça-feira (24), a convite da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa/RS (CCDH/ALRS), presidida pelo deputado Jeferson Fernandes, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), junto com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e da Defensoria Pública do Estado, participou de reunião com a direção e coordenação de Enfermagem do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS) para averiguar denúncias recebidas pela CCDH/ALRS acerca do atendimento de preso sob custódia, que estaria acorrentado à cama de forma abusiva, com algemas apertadas que causavam lesões.

O Coren-RS esteve representado pelo coordenador ajunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, e pela enfermeira fiscal Daiane Agnes. Participaram da reunião, representando a CCDH/AL, Mauro Guimarães de Mello, a OAB/RS, Roque Reckziegel, e a Defensoria Pública do Estado, Mariana Cappellari. As entidades foram recebidas pela coordenadora de Enfermagem do HPS, Jusiane Soares, pela enfermeira RT, Miriam Dani, e pela assessora da Direção Técnica, Rosemari Jung.

Na ocasião, as representantes do HPS informaram que o tipo de procedimento é uma conduta da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), pois já haviam ocorrido fugas e agressões contra os profissionais. Foi relatado, também, pelo hospital, dificuldades na transferência dos pacientes presidiários, bem como a intenção de melhorar a área física para isolar esses pacientes dos demais e proporcionar aos policiais mais conforto para os plantões.

O representante do Coren-RS, Lúcio de Camargo, explanou sobre a importância dos protocolos de conduta, inexistentes no hospital, como forma de orientação dos profissionais e respaldo do serviço. A comissão que estava na reunião acolheu as demandas do serviço e ficou de levar para discussão com os demais órgãos de segurança. Garantir uma assistência de Enfermagem ética, com respaldo legal e condições adequadas de trabalho são metas da gestão atual do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS