Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/11/2017
Plenário do Coren-RS aprova criação do primeiro grupo de trabalho sobre questões raciais



Na Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), realizada na última sexta-feira (24), foi aprovada a criação do primeiro Grupo de Trabalho (GT) para tratar sobre a inserção, atuação e contribuição de negros e negras profissionais da Enfermagem do Rio Grande do Sul. A proposta de criação foi sugerida no evento promovido pelo Coren-RS Com a palavra a Mulher Negra a (vez) e voz de Enfermeiras Afro-Descendentes a respeito de suas Representatividades Discursivas, que marcou o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra (saiba mais sobre o evento aqui). Em breve o grupo será formado e começará os trabalhos.

Na atividade, diversos relatos de racismo surgiram e se repetiram, mostrando, assim, a necessidade da criação deste GT. Discriminação por parte de pacientes, colegas e gestores são as situações mais apontadas, mas também se questionou o racismo velado dentro da academia, como o fato de não se estudar os legados deixados por afrodescendentes na Enfermagem, principalmente a brasileira.

O GT faz parte das Câmaras Técnicas do Coren-RS, são fóruns de natureza consultiva e normativa que promovem o apoio técnico a assuntos pertinentes ao exercício de Enfermagem. As finalidades são assegurar a qualidade das ações de Enfermagem por meio da fundamentação científica e do cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, avaliar e emitir Pareceres, com posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional de Enfermagem. Na prática, estes grupos se reúnem mensalmente para debater e encaminhar propostas a serem contempladas pelo plenário do Coren-RS. Isso possibilita que mais profissionais, de qualquer parte do estado, atuem junto ao conselho. Ações como esta fazem parte dos objetivos do Coren-RS: ser mais politizador, presente e descentralizado.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


17/04/2024
Presidente do Coren-RS fala sobre desafios da Enfermagem em aula para estudantes da Unisc


16/04/2024
Coren-RS abre processo seletivo de estágio em Jornalismo ou Relações Públicas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS