Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/12/2017
Conquistas e desafios na Enfermagem é tema de debate em evento da AEHCPA
Coren-RS e Sergs foram debatedores no IV Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho da Enfermagem


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou, na quinta-feira (30), do IV Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho da Enfermagem, promovido pela Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA). O evento ocorreu no Anfiteatro José Baldi, do Hospital de Clínicas.

Na abertura, a presidenta da AEHCPA, Maria Lúcia Pereira, destacou a importância do trabalho da Enfermagem, que é realizado durante as 24 horas do dia, de forma ininterrupta.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza participou da abertura do evento e da Mesa Redonda Cenários Atual da Enfermagem: conquistas e desafios, junto ao presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Estêvão Finger da Costa.

Estêvão falou sobre o momento político atual, que afeta não só a classe trabalhadora, mas a sociedade como um todo. Resgatou as lutas antigas do sindicato, como a das 30 Horas semanais para a categoria da Enfermagem, que ainda não teve aprovação no Congresso Nacional. Para ele, a redução da jornada de trabalho impactaria diretamente na qualidade do cuidado.

Já o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, salientou que o cenário atual dificulta o avanço da Enfermagem em algumas áreas. Segundo Daniel, o Conselho tem o dever de fiscalizar o exercício profissional para que a sociedade seja atendida com qualidade e segurança. E para que isso aconteça, os profissionais têm que ter condições dignas de exercer suas prerrogativas profissionais. “Se não houver essas condições, a qualidade do trabalho vai ser prejudicada e o adoecimento do profissional vai ocorrer.

Daniel também falou sobre o ensino a distância, que vem tomando espaço na formação de profissionais de áreas essenciais, como a Enfermagem, e a necessidade de combater esse tipo de formação nos cursos da área da saúde. Como desafios, citou a importância de um dimensionamento adequado nos serviços de saúde, bem como a urgência de campanhas para a sociedade sobre o papel da enfermagem e de cada profissional para a saúde da população.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

21/09/2021
Bento Gonçalves recebe Coren-RS na Área, que realiza 165 atendimentos


21/09/2021
Presidente do Coren-RS participa de roda de conversa na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência


16/09/2021
Proposta de emenda pode viabilizar avanço do PL do Piso


16/09/2021
Atendimento da Enfermagem a pessoas com deficiência é abordado em live do Coren-RS


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS