Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/12/2017
Publicado o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira
Resolução está disponível para consulta e entra em vigor em 120 dias

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 564/2017 (acesse clicando aqui), que aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. O texto entra em vigor daqui a 120 dias.

Fruto de um debate amplo e democrático, o novo código concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, especialmente nos casos de violência doméstica – agora, os(as) profissionais de Enfermagem poderão comunicar casos previstos na legislação, especialmente quando as circunstâncias impedirem ou dificultarem a manifestação das vítimas. O documento incorpora, ainda, adequações às mudanças tecnológicas, particularmente no que diz respeito ao uso das redes sociais, orientando condutas dos(as) profissionais.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou ativamente do processo de elaboração do novo código. Em maio deste ano, o Coren-RS promoveu um seminário (saiba mais aqui), com a participação de profissionais e estudantes de Enfermagem, para discutir os pontos a serem modificados.

Para o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, o texto representa um grande avanço por dialogar com a realidade atual da sociedade, que influencia diretamente a atuação da Enfermagem.

Construção democrática
O processo de reformulação do Código de Ética foi inovador na história da Enfermagem brasileira. Até então, as reformulações foram feitas em estreita observância à Lei 5.905/73, segundo a qual compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais’. Dessa vez, o debate foi ampliado, com participação não apenas da categoria da Enfermagem, mas também da sociedade em geral, por meio de uma consulta pública no Portal Cofen.

O documento, então, foi discutido e aprovado pelos(as) 300 delegados(as) representantes dos estados na I Conaeenf e submetido à Assembleia de Presidentes dos Conselhos Regionais, com transmissão ao vivo aberta a todos(as) os(as) profissionais (saiba mais aqui). A versão consolidada do código foi então submetida ao plenário do Cofen, que fez alterações pontuais. 

Fonte: Assessoria de Comunicação (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS