Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/12/2017
Cerimônia de posse da gestão 2018-2020 do Coren-RS é marcada por união de entidades da Enfermagem
Nova plenária tem protagonismo de mulheres e de técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem

A gestão 2018-2020 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) tomou posse nesta quinta-feira (21), em uma cerimônia festiva na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. A solenidade, que foi prestigiada por mais de 200 pessoas, foi marcada pelo fortalecimento da união das entidades da Enfermagem – estavam presentes representantes do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers), do Sindisaúde/RS, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo-RS), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), além de diversas instituições de ensino e saúde de todo o estado.

Participaram da mesa o presidente do Sergs, Estêvão Finger da Costa, a presidente da comissão eleitoral de 2017, enfermeira Sonia Regina Coradini, o conselheiro federal Luciano da Silva, que representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o presidente da Feessers, Milton Francisco Kempfer, a presidente da ABEn-RS, Iride Caberlon, além da diretoria eleita da gestão 2018-2020: o conselheiro presidente, enfermeiro Daniel Menezes de Souza, a conselheira secretária, enfermeira Nelci Dias da Silva, e a conselheira tesoureira, Sandra Maria Gawlinski. 

Os(As) novos(as) conselheiros(as) receberam os seus certificados das mãos do conselheiro federal Luciano e da enfermeira Sonia. 

Daniel, que esteve à frente do Coren-RS entre 2015 e 2017 e foi reeleito para os próximos três anos, destacou o apoio essencial das entidades da Enfermagem e da saúde para o trabalho desenvolvido pelo Conselho. Ele saudou a nova plenária, fez uma menção especial aos(às) conselheiros(as) que estão se despedindo do Coren-RS e agradeceu a confiança da categoria em ter reeleito, por meio de um processo democrático, a gestão Democracia, Ética e Transparência.

“Faço uma saudação a todos vocês, colegas conselheiros e conselheiras, não só aos que estão assumindo conosco, mas de uma forma muito especial aos que estão, no final deste mês, encerrando a gestão”, disse. As conselheiras Margarita Ana Rubin Unicovsky e Maurelize da Silva, representando os(as) conselheiros(as) que estão encerrando a gestão, receberam uma homenagem. 

Daniel disse ainda que, assim como em 2015, ao assumir o primeiro mandato, se sente tranquilo e confiante em estar compondo essa gestão do Coren-RS, pois conta com a participação de um grupo forte de conselheiros(as), funcionários(as) e colaboradores(as) para encarar esse desafio.

Todos os(as) participantes da mesa parabenizaram a nova gestão, desejaram ainda mais sucesso e ressaltaram a importância da união das entidades representativas da Enfermagem em prol do fortalecimento e do protagonismo da categoria.

A cerimônia de posse também contou com a presença dos deputados estadual Valdeci Oliveira, federal Elvino Bohn Gass, da vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon, e de várias lideranças da Enfermagem de Porto Alegre e do Interior.

Protagonismo das mulheres e de técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem
A próxima gestão será marcada pelo protagonismo dos(as) auxiliares e técnicos(as). Pela primeira vez em muito tempo, uma técnica de Enfermagem foi escolhida tesoureira do Conselho: Sandra Maria Gawlinski. O fato dá visibilidade a esses(as) profissionais, que compõem a maior parte da categoria. No estado, dos aproximadamente 120 mil profissionais ativos(as), 82.466 são técnicos(as).

“Nesta gestão, nós, técnicos e auxiliares de Enfermagem, temos o espaço tão sonhado. Temos muito trabalho e muitas conquistas pela frente. Por isso, essa gestão nos contemplou. Queremos que todos os outros profissionais sintam-se contemplados por esse espaço que nós temos hoje”, afirmou Sandra.

A nova plenária representa, ainda, plenamente a Enfermagem, no que diz respeito ao gênero - dos(as) 18 conselheiros(as), 12 são mulheres. No RS, assim como no Brasil, a Enfermagem é 85% feminina.

Abaixo, a composição completa da plenária:

Conselheiro Presidente
Enfº Daniel Menezes de Souza

Conselheira Secretária
Enfª Nelci Dias da Silva

Conselheira Tesoureira
Técnica de Enfermagem Sandra Maria Gawlinski

Conselheiros(as) efetivos(as)
- Cecilia Maria Brondani - COREN-RS 036.170 - ENF
- Daniel Menezes de Souza - COREN-RS 105.771 - ENF
- Ivanir Claudete Rodrigues Miranda - COREN-RS 164.568 - TE
- Lionel Wirth - COREN-RS 100.795 - TE
- Nelci Dias da Silva - COREN-RS 054.423 - ENF
- Ricardo Arend Haesbaert - COREN-RS 035.011 - ENF
- Sandra Maria Gawlinski - COREN-RS 079.040 - TE
- Silvete Maria Brandão Schneider - COREN-RS 052.114 - ENF
- Úrsula Adriana Sander Stuker - COREN-RS 032.284 - TE

Conselheiros(as) suplentes
- Adriana Aparecida Paz - COREN-RS 108.883 - ENF
- Ana Cristina de Araujo Vianna - COREN-RS 024.227 - ENF
- Carine Amabile Guimarães - COREN-RS 114.044 - ENF
- Cristiane Cabral Correa - COREN-RS 191.911 - AE
- Fernando Brambila Mengue - COREN-RS 320.424 - TE
- Gilson Alberto dos Santos Gruginskie - COREN-RS 028.730 - TE
- João Carlos da Silva - COREN-RS 030.181 - ENF
- Michele Neves Meneses - COREN-RS 188.760 - ENF
- Nilza Lourenço da Silva - COREN-RS 122.365 - TE

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS