Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/03/2018
Seminário regional discute prioridades e reúne técnicas(os) e auxiliares de enfermagem
No próximo final de semana, atividade será em Caxias do Sul

Pelotas deu início aos Seminários Regionais, promovidos pelo Coren-RS, com uma série de debates realizados nos dias 16 e 17 de março, na Associação Comercial da cidade. A atividade reuniu profissionais da região que avaliaram os investimentos e as realizações do último período e receberam em primeira mão o novo Código de Ética da Enfermagem. As atividades do sábado foram dedicadas ao Encontro de Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem cujo objetivo é estimular a organização e a qualificação da categoria.
A gestão do Coren-RS aposta na transparência para aproximar categoria do trabalho do conselho e dar visibilidade às ações. Para isso, apresentou o resultado da aplicação dos recursos e das ações realizadas e convidou os colegas a participar da definição das prioridades para o período 2018/2010 através de uma votação realizada durante todo o final de semana e que será repetida nas outras cinco edições do evento.
Um dos destaques da programação foi a oficina de capacitação sobre o novo Código de Ética da Enfermagem (disponível para download), ministrada pelo conselheiro João Carlos da Silva. O novo código entra em vigor no próximo dia 06 de abril e pretende alinhar a prática profissional de auxiliares, técnicos(as) de Enfermagem e enfermeiros(as) à realidade e às necessidades da sociedade contemporânea, tornando o exercício profissional mais seguro e qualificado ao incorporar temas como violência e o uso massivo das redes sociais.

Encontro Técnicas(os) e Auxiliares

A programação do sábado foi inteiramente dedicada ao Encontro de Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem e tratou do cotidiano dos profissionais e das expectativas da categoria em relação às prioridades da gestão do Coren-RS.
“É a primeira atividade dedicada exclusivamente aos profissionais de nível médio e atende a uma demanda que a própria categoria colocou em 2017”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento, ao ressaltar a importância da participação de todos os profissionais nas equipes de saúde.
A pauta do encontro incluiu um debate sobre a realidade da categoria que teve como palestrantes os técnicos de Enfermagem Maicon Lemos (secretário de Saúde de Rio Grande), Bianca D´Carla Macedo (presidente do SindiSaúde de Pelotas), integrante da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS e Ursula Adriana Stuker, conselheira Coren-RS. Além da defesa do Sistema Único de Saúde, o debate ressaltou a necessidade de abrir o diálogo sobre a questão da saúde dos trabalhadores da saúde.
A agenda incluiu ainda uma oficina sobre registro ministrada pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (DeFisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, e a apresentação do plano de trabalho da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) do Coren-RS, feita pela técnica Bianca D´Carla.
Ao final do encontro foram indicados três profissionais que participarão do II Encontro Estadual de Técnicas(os) Auxiliares de Enfermagem, que ocorre em maio, em Porto Alegre, durante a programação da Semana da Enfermagem. Luciana de Assis Tavares, Pamela Catiuce Medeiro e Elizandro da Silva Mukai terão os custos de passagem e hospedagem pagos pelo Coren-RS. Em caso de impedimento de algum deles, Lidiana Rios Pinho, Fabiano de Souza Corrêa e Luisa Helena Maciel são os suplentes. Os representantes são escolhidos na proporção de um para cada 10 presentes ao encontro.

Confira o calendário dos eventos em sua região

Caxias do Sul (23 e 24 de março). No dia 23 de março, no auditório da Sec. Munic. De Saúde (Rua. Mal. Floriano, 421). No dia 24 de março, no SindiSaúde (Rua Coronel Flores, 150)
Passo Fundo (06 e 07 de abril), Porto Alegre (13 e 14 de abril), Ijuí (20 e 21 de abril) e Santa Maria (27 e 28 de abril).
Lembre-se: O encontro de técnicas(os) e auxiliares é preparatório ao Encontro Estadual e faz parte da programação do Seminário Regional do Coren-RS com atividades sempre aos sábados.

SEMINÁRIOS REGIONAIS DA ENFERMAGEM
Sexta-Feira
14h - Prestação de contas 2017 e escolha de prioridades 2018-2020 do Coren-RS
Capacitação sobre o novo Código de Ética da Enfermagem

Sábado
08h30min - O Exercício profissional do(a) Auxiliar e do(a) Técnico(a) de Enfermagem no RS
11h - Oficina sobre Registro de Enfermagem para o trabalho dos(as) Auxiliares e dos(as) Técnico(as) de Enfermagem no RS
14h - Quais as expectativas dos(as) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem em relação à Fiscalização do Coren-RS
15h30min - Apresentação e discussão do Plano de Trabalho da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS para 2018
17h - Encerramento, com a escolha dos(as) representantes regionais para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/08/2022
Diretoria do Coren-RS recebe vereadora de Panambi


10/08/2022
Inscritas(os) em débito receberão aviso de protesto cartorial: saiba o que é e como pagar


09/08/2022
Fórum Nacional de Enfermagem lança manifesto de trabalhadoras(es)


09/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação do serviço de transmissão online de evento


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS