Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/05/2018
Conselho presente na aula inaugural do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da UFRGS
Curso é resultado de parceria entre universidade e Ministério da Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, participou nesta sexta-feira (04/05) da abertura e aula inaugural da segunda edição do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, na Escola de Enfermagem da UFRGS, em Porto Alegre. O curso é uma parceria da universidade com o Ministério da Saúde (Rede Cegonha).

A coordenadora da especialização, Virginia Leismann Moretto, fez a fala inicial. Ela agradeceu o apoio e a parceira do Coren-RS e de outras entidades representativas junto à Enfermagem Obstétrica. “Essa especialização faz parte de uma grande mudança que vem acontecendo no Brasil e no mundo com relação à assistência ao parto, com a inserção e participação legítima da Enfermagem”, disse.

Daniel falou da importância da Enfermagem Obstétrica e do que ela representa. “Tenho uma admiração muito grande pelas colegas desta área. Trabalhar com ela se resume em uma palavra: resistência. Resistência para que a sociedade seja atendida com qualidade e segurança e para que a Enfermagem possa atuar com autonomia”, afirmou. Em 2015 e 2016, o Conselho e demais entidades recorreram à Justiça contra a Resolução Cremers nº 02/2015, que proibia a realização de partos por profissionais não médicos (saiba mais clicando aqui). 

Também participaram da cerimônia as 15 alunas da especialização, docentes e acadêmicas da Escola de Enfermagem, representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo-RS), do Ministério Público Federal (MPF), do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e das secretarias municipal e estadual da Saúde.

Despacito do Parto e palestra
Após a cerimônia de abertura, as enfermeiras obstétricas Jéssica Peralta e Rafaela Domingues, do Centro Obstétrico (CO) do Hospital Conceição, em Porto Alegre, falaram sobre a idealização e realização do vídeo Despacito do Parto. O clipe, feito em 2017, teve grande repercussão e trouxe à pauta o movimento de humanização do parto (saiba mais clicando aqui).

As atividades encerraram com a conferencista convidada professora Ceres Gomes Victora, docente do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Ceres, que é vinculada ao Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS), falou sobre o tema O Corpo que eu sinto: dor, sofrimento e violência enquanto fenômenos sociais e políticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação (com informações da UFRGS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS