Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/07/2018
Coren-RS participa de visita ao Postão da Cruzeiro



(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) acompanhou uma visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (03/07), ao Postão da Cruzeiro. É a segunda visita que a Comissão faz à unidade desde o início do ano, com o objetivo de verificar as condições disponíveis para o atendimento à população.

O Postão é uma das maiores unidades de saúde da Capital e a principal emergência em Saúde Mental do Estado. Os problemas de estrutura e a falta de pessoal repercutem na qualidade do atendimento e têm gerado transtornos para a população.

A visita estava programada e contou com apenas um dos seis vereadores que integram a Comissão de Saúde. O Coren-RS foi representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, que constatou situações de sobrecarga de enfermeiros(as) que respondiam simultaneamente por duas unidades diferentes. A falta de pessoal foi confirmada pela Comissão, que recebeu números que apontam déficit em quase todas as especialidades médicas e na Enfermagem.

No serviço de Saúde Mental, a falta de estrutura resulta em uma situação de precariedade com homens e mulheres dividindo o mesmo ambiente e crianças e adolescentes sem espaço específico para o atendimento, fatores que colocam em risco a integridade física dos(as) pacientes e dos(as) profissionais.

A Comissão constatou ainda problemas estruturais como falta de ventilação e desperdício de recursos, como o caso da compra de camas inadequadas ao espaço físico.

Além do vereador Aldacir Oliboni, integrante da Comissão, a visita foi acompanhada por representantes do Conselho Distrital. O resultado da visita deve ser relatado à Câmara de Vereadores e pode embasar ações junto à administração municipal ou Ministério Público.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS 
(com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores)
Jornalista Sinara Sandri
DRT/RS 8.073

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/08/2022
Coren-RS na Área realiza 76 atendimentos em Canoas


05/08/2022
Coren-RS prestigia inauguração do curso técnico de Enfermagem do Senac de Santa Maria


05/08/2022
Coren presente em audiência pública sobre projeto que trata sobre atuação de doulas, em Santa Maria


04/08/2022
Governo sanciona Piso Salarial da Enfermagem, mas com veto sobre reajuste anual


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS