Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/07/2018
Coren-RS participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelas conselheiras Nelci Dias e Nilza Lourenço da Silva, participou do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Abrascão 2018, de 26 a 29 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). 

Com a temática Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia, o Abrascão contou com dezenas de cursos, oficinas, reuniões, comunicações orais, mesas-redondas, palestras e seminários. A revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a suspensão da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016, que congelou por 20 anos o orçamento da saúde e da educação, permearam todas as discussões e foram foco do documento final do evento, a Carta do Rio de Janeiro (saiba mais abaixo).

Participaram do congresso mais de 8 mil pessoas – entre pesquisadores(as), professores(as), estudantes de graduação e pós-graduação, gestores(as), profissionais de saúde, conselheiros(as) de saúde, representantes de movimentos sociais e membros da comunidade. Foi um intenso intercâmbio acadêmico, de reflexão sobre as práticas em saúde e de mobilização política em torno dos valores defendidos pela comunidade da Saúde Coletiva e os diferentes grupos atuantes na luta pelo direito à saúde.

Para o Coren-RS, o Abrascão 2018 ocorre em um momento crucial: um contexto perigoso, no qual os direitos, as liberdades, a democracia, as universidades públicas e o Sistema Único de Saúde (SUS) estão submetidos a ataques cerrados. “Entendemos que a melhor forma de resistir e impedir retrocessos é por meio da organização, do debate e da mobilização. Eventos como o Abrascão proporcionam tudo isso de forma intensa”, diz Nelci.

“O evento é essencial na qualificação da Atenção Básica”, completa a conselheira técnica de Enfermagem Nilza. Uma das grandes bandeiras do Coren-RS é a defesa de um SUS público, gratuito e de qualidade - e a Atenção Básica tem um papel crucial nesse processo.

Carta do Rio de Janeiro
O desfecho do Abrascão 2018 foi marcado pela Carta do Rio de Janeiro, escrita por muitas mãos. O documento reafirma o compromisso da Saúde Coletiva por uma sociedade democrática e na defesa incansável do SUS, em seu caráter universal e integral – inclusive com o pedido de revogação da EC 95/2016. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Abrasco)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS