Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/09/2018
Ijuí recebe rodada especial de cursos sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas
Município foi o segundo, de um total de sete, pelos quais o Coren-RS passará até outubro

Ijuí foi a segunda cidade a receber a rodada especial de cursos sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas, que será promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em agosto, setembro e outubro. A capacitação ocorreu nesta quinta-feira (30/08), no Hospital de Caridade de Ijuí. Mais de 130 pessoas participaram, entre estudantes e profissionais de Enfermagem. 

O primeiro município foi Pelotas (23/08) - saiba mais clicando aqui. Os próximos serão Santa Cruz do Sul (05/09), Caxias do Sul (18/09), Passo Fundo (10/10), Santa Maria (17/10) e Uruguaiana (25/10) – para mais informações e inscrições, acesse aqui.

A capacitação foi ministrada pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza. “A expansão do uso das redes sociais tornou muito rápida a divulgação e a disseminação de informações. Entretanto, apesar dessa facilidade, é preciso pensar antes de fazer, para não cometer equívocos, especialmente no exercício da nossa profissão”, alertou Daniel.

Ele mostrou casos reais, de profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo que usaram indevidamente as redes sociais, divulgando imagens e informações de pacientes e instituições. Também falou sobre profissionais que foram expostos(as) por usuários(as) dos serviços de saúde e/ou acompanhantes. 

Daniel explicou, ainda, as possíveis punições previstas em lei para essas práticas e sobre como o novo Código de Ética da Enfermagem, em vigor desde abril, trata do tema.

Limites mais nítidos
O novo código traz limites mais nítidos quanto ao uso das redes sociais. O artigo 21 garante a auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) o direito de não serem filmados(as), fotografados(as) e expostos(as) em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.

O parágrafo único do artigo 86, por sua vez, veda à Enfermagem fazer referência a casos, situações ou fatos e inserir imagens que possam identificar pessoas ou instituições sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação (para saber mais sobre o novo código, acesse aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2022
PESQUISA: PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA A PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COVID-19: ENFOQUE EM CUIDADOS PALIATIVOS


27/01/2022
Transição da gestão dos serviços de saúde em Canoas preocupa o Coren-RS


27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS


25/01/2022
Coren-RS é elogiado por conselheiros federais após visita técnica


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS