Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/09/2018
Ijuí recebe rodada especial de cursos sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas
Município foi o segundo, de um total de sete, pelos quais o Coren-RS passará até outubro

Ijuí foi a segunda cidade a receber a rodada especial de cursos sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas, que será promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em agosto, setembro e outubro. A capacitação ocorreu nesta quinta-feira (30/08), no Hospital de Caridade de Ijuí. Mais de 130 pessoas participaram, entre estudantes e profissionais de Enfermagem. 

O primeiro município foi Pelotas (23/08) - saiba mais clicando aqui. Os próximos serão Santa Cruz do Sul (05/09), Caxias do Sul (18/09), Passo Fundo (10/10), Santa Maria (17/10) e Uruguaiana (25/10) – para mais informações e inscrições, acesse aqui.

A capacitação foi ministrada pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza. “A expansão do uso das redes sociais tornou muito rápida a divulgação e a disseminação de informações. Entretanto, apesar dessa facilidade, é preciso pensar antes de fazer, para não cometer equívocos, especialmente no exercício da nossa profissão”, alertou Daniel.

Ele mostrou casos reais, de profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo que usaram indevidamente as redes sociais, divulgando imagens e informações de pacientes e instituições. Também falou sobre profissionais que foram expostos(as) por usuários(as) dos serviços de saúde e/ou acompanhantes. 

Daniel explicou, ainda, as possíveis punições previstas em lei para essas práticas e sobre como o novo Código de Ética da Enfermagem, em vigor desde abril, trata do tema.

Limites mais nítidos
O novo código traz limites mais nítidos quanto ao uso das redes sociais. O artigo 21 garante a auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) o direito de não serem filmados(as), fotografados(as) e expostos(as) em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.

O parágrafo único do artigo 86, por sua vez, veda à Enfermagem fazer referência a casos, situações ou fatos e inserir imagens que possam identificar pessoas ou instituições sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação (para saber mais sobre o novo código, acesse aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS