Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
19/11/2018
ERRATA: Coren-RS alerta sobre situação preocupante da rede pública municipal de saúde de P. Alegre
Hospitais e unidades de saúde sofrem com falta de profissionais de Enfermagem e outros problemas
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Fernando Mengue e pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, participou, no dia 09 de novembro, de reunião com as(os) aprovadas(os) no Concurso Público 565 (CP 565), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A reunião ocorreu na Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS), na Capital. No encontro estavam presentes, também, representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da comissão de aprovados no CP 565.
Além da questão da convocação das(os) aprovadas(os) no concurso, que ainda não ocorreu, foram discutidos os graves problemas da rede pública municipal de saúde de Porto Alegre, que sofre com precarização e desfinanciamento.
O Conselho falou sobre as inspeções fiscalizatórias realizadas no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – que correm o risco de ter leitos fechados – e no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Fernando e Lúcio alertaram para o déficit alarmante de profissionais de Enfermagem no município de Porto Alegre. No HPS, faltam 108 enfermeiras(os) e 133 técnicas(os) de Enfermagem. No HMIPV, há carência de 73 enfermeiras(os) e 23 técnicas(os) de Enfermagem (na matéria anterior, o número relativo ao déficit de técnicas(os) estava equivocado).
Quanto ao HPS, o Coren-RS, ingressou, inclusive, com ação junto ao Ministério Público, relativa à falta de profissionais de Enfermagem.
Também foi discutida a importância da união da Enfermagem para a garantia e manutenção de direitos e na luta pela saúde pública do município e pelo SUS.
O Coren-RS se colocou à disposição para participar de ações que tenham como objetivo garantir os direitos da Enfermagem e das(os) usuárias(os) dos serviços de saúde. É o Coren-RS ao lado da Enfermagem e da sociedade!
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
12/05/2025
ALRS promove audiências públicas sobre o Piso em São Gabriel e São Borja
09/05/2025
Coren-RS prestigia a XI Semana de Enfermagem do Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo
09/05/2025
Coren-RS participa do 2º Encontro de Enfermagem Brasil-Alemanha, promovido pela Unisinos
08/05/2025
Coren-RS participa de ato contra a estadualização da saúde em Porto Alegre